PUBLICIDADE

Primeira foto colorida completa 150 anos

18 mai 2011 - 13h43
(atualizado às 17h33)
Compartilhar

A simples imagem de uma faixa de tecido escocês pode não chamar muita atenção, mas ela causou um enorme impacto há 150 anos (17 de maio de 1861), segundo informações da BBC Mundo. Foi o momento crucial do desenvolvimento da fotografia colorida, base da tecnologia atual que utilizamos em nossas câmeras. A foto foi vista pela primeira vez na King's College, em Londres, durante uma aula sobre a teoria da cor ditada pelo físico escocês James Clerk Maxwell.

Primeira foto em cores foi exibida há exatamente 150 anos na Escócia. Técnica é utilizada até hoje
Primeira foto em cores foi exibida há exatamente 150 anos na Escócia. Técnica é utilizada até hoje
Foto: Thomas Sutton / Reprodução

A primeira foto com cor permanente, batida por Thomas Sutton, um colaborador do físico, é feita de três fotos em preto e branco. Cada uma das fotos foi tirada por meio de um filtro de cor vermelho, verde e azul, respectivamente.

Técnica que continua

Este era basicamente o processo que, até relativamente pouco tempo, as agências de notícias usavam para transmitir via cabo as fotografias de diferentes partes do mundo. O sistema foi baseado na descoberta de James Clerk Maxwell, que distinguia as cores magenta, ciano e amarelo.

A transmissão de fotos por cabos durou até os anos 80. Levou um tempo para que a transmissão totalmente colorida fosse de uso geral mesmo após o envio eletrônico substituir os cabos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade