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Algoritmo consegue "alisar" imagens em 8 bits

26 mai 2011 - 17h03
(atualizado às 18h29)
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Um novo algoritmo desenvolvido em uma parceria entre Microsoft e a Universidade Hebraica é capaz de transformar pixels ligados diagonalmente em uma superfície de contorno curva, possibilitando que desenhos originalmente em 8 bits sejam "alisados" e possam ser ampliados sem distorção.

Os responsáveis pelo algoritmo são Johannes Kopf, da Microsoft, e Dani Lischinski, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Para conseguir este "alisamento" dos desenhos, o algoritmo utiliza uma técnica de interpolação estatística conhecida por vizinho mais próximo (em inglês, nearest neighbor).

Analisando as características semelhantes entre os pixels vizinhos, uma série de cálculos cria uma curva de tendência para ligá-los, de forma que a transição entre eles fique mais suave. Esta técnica é bastante utilizada na criação de mapas científicos, em que características ambientais ou demográficas medidas pontualmente são interpoladas para uma área, por exemplo.

O site PopSci explica que esta é uma técnica de vetorização dos desenhos de 8 bits, o que significa que eles podem ser ampliados "infinitamente" sem perda de resolução. Os pesquisadores acreditam que os desenhos de games das décadas de 80 e 90 são verdadeiras obras de artes iconográficas e que seu algoritmo "dá uma nova luz" a eles.

Dessa forma, assim como destaca o site Dvice, a técnica pode ser também muito útil para quem tem um televisor de alta definição e muitas e muitas polegadas, mas não consegue deixar de jogar Super Mario Bros. ou Space Invaders.

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