PUBLICIDADE

Pesquisadores do MIT desenvolvem nova arquitetura de bateria

10 jun 2011 - 13h13
(atualizado às 13h31)
Compartilhar

Um grupo de pesquisadores do MIT - Massachusetts Institute of Technology - desenvolveu uma forma de mudar radicalmente as arquiteturas das baterias. Utilizando nanocondutores e novos designs, eles conseguiram aumentar em até 10 vezes a densidade de energia das baterias.

Carregador não utiliza nenhum fio para conectar-se ao aparelho
Carregador não utiliza nenhum fio para conectar-se ao aparelho
Foto: Divulgação

O grupo foi liderado pelos pesquisadores W. Craig Carter e Yet-Ming Chiang e seu trabalho foi publicado na revista Advanced Energy Materials, da editora Wiley. A nova arquitetura é chamada de "célula de fluxo semi-sólido", que consiste em partículas sólidas sendo carreadas por um líquido através do sistema.

O site IEEE Spectrum explica que, na prática, o que isso significa é que o cátodo e o ânodo da bateria são, na verdade, partículas sólidas imersas em um líquido, separadas por uma fina membrana. Além disso, o novo design separa a área de carga e de descarga da bateria, permitindo desenhos mais eficientes.

A página de notícias do MIT afirma que baterias deste tipo poderiam ser muito mais leves e baratas para veículos elétricos por exemplo. Além disso, elas poderiam ser recarregadas "tão rapidamente quanto encher um tanque de combustível com gasolina".

A equipe do MIT conseguiu um financiamento de 3 anos para a pesquisa e, sendo assim, os pesquisadores esperam ter um protótipo totalmente funcional até o meio de 2013. Para mais detalhes sobre a pesquisa, o artigo está disponível no site da Wiley, em PDF, pelo link goo.gl/dYUoq.

Geek
Compartilhar
Publicidade