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Usuários do Facebook também têm vidas de verdade, diz estudo

16 jun 2011 - 10h19
(atualizado às 13h39)
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Ao contrário da opinião popular, os usuários das redes sociais têm vidas reais, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira nos Estados Unidos. De acordo com um estudo do American Life Project do Centro de Pesquisas Pew, os usuários do Facebook têm mais confiança, têm mais amigos próximos e estão mais comprometidos com a política.

Pesquisa foi divulgada pelo American Life Project do Centro de Pesquisas Pew
Pesquisa foi divulgada pelo American Life Project do Centro de Pesquisas Pew
Foto: AFP

A pesquisa com 2.255 adultos descobriu que há três vezes mais possibilidades de que um membro do Facebook que usa o site várias vezes ao dia considere que pode confiar na maioria das pessoas, na comparação com um não usuário. Além disso, as pessoas que usam o Facebook várias vezes ao dia têm em média 9% a mais de vínculos próximos em sua vida social em geral que outros internautas.

E é 2,5 vezes mais provável que um usuário do Facebook compareça a uma manifestação ou reunião política que outros internautas e que os membros de outras redes sociais, segundo a pesquisa. "Existe muita especulação sobre o impacto do uso das redes sociais online na vida social das pessoas", disse Keith Hampton, coordenador do Pew Internet Report. "Boa parte é centrada na possibilidade de que estes sites estão prejudicando as relações dos usuários e os afastando de participar no mundo", disse Hampton, professor assistente na Faculdade de Comunicação Annenberg School da Universidade da Pensilvânia.

"Descobrimos exatamente o oposto, que as pessoas que usam sites como o Facebook na realidade têm mais relações próximas e são mais favoráveis ao envolvimento em atividades civis e políticas". No total, 42% da população adulta dos Estados Unidos utiliza redes sociais na internet, com idade média de 38 anos entre os usuários maiores de idade em 2010.

O Facebook, que tem quase 700 milhões de usuários em todo o mundo e quase 160 milhões nos Estados Unidos, foi a rede social mais popular entre os entrevistados. Entre os pesquisados, 92% estavam no Facebook, 29% no Myspace, 18% no LinkedIn e 13% no Twitter. Além disso, 52% dos usuários do Facebook e 33% dos usuários do Twitter acessam a plataforma diariamente, contra 7% do Myspace e 6% do LinkedIn.

O usuário médio do Facebook na pesquisa tinha 229 amigos, com 22% de amigos do ensino médio, 12% da família ampliada, 10% de colegas de trabalho, 9% de amigos da universidade, 8% da família próxima, 7% de grupos de voluntários e 2% de vizinhos. Os demais 30% dos amigos no Facebook não puderam ser classificados. E apenas 3% dos amigos eram pessoas que os usuários nunca haviam encontrado pessoalmente.

A idade média dos membros do Facebook foi 38, a do Myspace 32, a do LinkedIn 40 e a do Twitter 33. A respeito das atividades no Facebook, em um dia comum 15% dos usuários atualizam o próprio status, 22% comentam os "posts" ou o status de outros, 20% comentam as fotos de amigos, 26% "curtem" as mensagens de outros usuários e 10% enviam uma mensagem privada a um amigo.

A maioria das pessoas atualiza o status menos de uma vez por semana e 16% nunca atualizou a mensagem. A pesquisa foi feita entre 20 de outubro e 28 de novembro do ano passado e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
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