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MIT desenvolve carros que podem antecipar o movimento uns dos outros

16 jun 2011 - 15h30
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Pesquisadores do MIT ¿ Massachussets Institute of Technology ¿ estão trabalhando com um algoritmo que imita o comportamento de motoristas atrás do volantes, simulando quais seriam as suas atitudes em diferentes situações. Fazendo isso, os pesquisadores esperam prever os movimentos dos veículos, diminuindo o número de colisões de trânsito.

O site de notícias do MIT conta que o Sistema de Transporte Inteligente funciona analisando as possíveis posições que o veículo pode vir a tomar a partir do local em que está
O site de notícias do MIT conta que o Sistema de Transporte Inteligente funciona analisando as possíveis posições que o veículo pode vir a tomar a partir do local em que está
Foto: Reprodução

O site de notícias do MIT conta que o Sistema de Transporte Inteligente (ITS, em inglês) funciona analisando as possíveis posições que o veículo pode vir a tomar a partir do local em que está. Para isso, ele considera todas as rotas possíveis (sim, são muitas) e, para filtrar estas opções para as mais prováveis, o algoritmo leva em conta dados sobre o comportamento humano atrás do volante.

O site PopSci explica o processo de forma mais simples e conta que, analisando todas estas variáveis, o sistema consegue chegar a uma posição que tem grande probabilidade de ser mesmo a próxima do veículo. O último passo é encontrar as possíveis posições em que os dois veículos poderiam colidir, e o sistema, considerando onde ele acha que o outro veículo estará, calcula os melhores movimentos para se evitar a batida.

Para testar o ITS, os pesquisadores criaram miniaturas equipadas com o sistema, uma autônoma e outra controlada por um motorista humano, e as colocaram para rodar em uma pista. Depois de 100 testes, com motoristas diferentes, em 97 vezes a colisão foi evitada, em 3 vezes os veículos entraram em uma zona de possível colisão e em apenas 1 vez a colisão se concretizou.

Não são recentes os projetos para que os carros fiquem mais inteligentes e, muito provavelmente, os pesquisadores não irão parar por aí. Exemplos interessantes deste tipo de pesquisa é o que a Ford e a Google pensam em fazer com os carros, fazendo com que eles sejam capazes de prever o destino do motorista e ainda achar a melhor rota para isso (goo.gl/u4oLk), ou ainda o sistema da BMW que, com raios laser, ajuda os motoristas a fazerem conversões à esquerda (goo.gl/V3qTA).

Outro projeto interessante, mas que não se aplica necessariamente aos carros, mas sim aos semáforos, está apresentado em um artigo de pesquisadores alemães e suíços, que indicam que semáforos inteligentes podem reduzir o trânsito nas grandes cidades (goo.gl/AHSsM).

Os pesquisadores do MIT já começaram a testar o sistema em carros de tamanho real e com motoristas humanos. Os passos futuros são incorporar mais dados de reações humanas, principalmente com relação a seu tempo de reação, e também, eventualmente, criar sensores que monitorem condições climáticas e da estrada.

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