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Análise: MySpace foi vítima do Facebook

29 jun 2011 - 16h52
(atualizado às 19h02)
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O que leva uma rede social promissora e de futuro a ser abandonada pelos usuários? Em uma frase apenas, o MySpace não conseguiu inovar frente ao Facebook. E agora foi vendido por um valor quase irrisório - US$ 35 milhões, de acordo com o Wall Street Journal - em comparação ao preço de US$ 580 que a News Corp. de Rupert Murdoch pagou por ela em 2005.

Com o crescimento do Facebook nos Estados Unidos e, posteriormente, no resto do mundo, o MySpace se tornou irrelevante ao não conseguir criar inovações
Com o crescimento do Facebook nos Estados Unidos e, posteriormente, no resto do mundo, o MySpace se tornou irrelevante ao não conseguir criar inovações
Foto: Reprodução / Terra

O MySpace cresceu na segunda metade da década de 2000 ao combinar uma receita interessante: música e fãs. Artistas publicavam suas músicas para serem ouvidas no MySpace, e os fãs passaram a ter na web mais uma plataforma de descoberta de conteúdo audiovisual. Mas ficou só nisso.

Com o crescimento do Facebook nos Estados Unidos e, posteriormente, no resto do mundo (e 750 milhões de usuários ativos estão aí para confirmar), o MySpace se tornou irrelevante ao não conseguir criar inovações. É divertido interagir com seu artista favorito, mas ele é só um artista com milhares (ou não) de seguidores. Não é seu amigo de verdade, seu colega de trabalho, sua paixão secreta da internet. O Facebook, por outro lado, conseguiu desbravar esse mundo da rede social e cresceu na cola do MySpace, levando interação real.

Em abril de 2008, o Facebook passou de vez o MySpace em audiência nos Estados Unidos. E, por mais que a News Corp pensasse em transformar o MySpace em um gigante da mídia, só ajudou a afundá-lo. Falta de inovação somada a uma empresa da "velha mídia" deixaram o MySpace ser vendido, hoje em 2011, por menos de 10% do valor pago por ele.

Fonte: Zumo Notícias
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