PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Saiba mais sobre a 1ª cidade do País a receber o PNBL

5 jul 2011 - 08h58
(atualizado às 15h06)
Compartilhar

Daniel Favero

Santo Antonio do Descoberto fica em Goiás, a 46 km de Brasília
Santo Antonio do Descoberto fica em Goiás, a 46 km de Brasília
Foto: Arquivo / Futura Press

A cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO) foi escolhida para ser a primeira a receber o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), por estar próxima da localidade de Samambaia, distrito administrativo do Distrito Federal, onde será instalado o backbone (estrutura de servidor maior que distribui o sinal) da Telebrás.

Apesar de Santo Antônio do Descoberto pertencer ao Estado de Goiás, a localidade é conhecida como uma cidade-dormitório para quem trabalha em Brasília, que fica a 46 km de distância. Segundo dados do Censo 2010, mais de 63 mil pessoas vivem na cidade. Cerca de 3,5 mil pessoas acessam a internet via ADSL ou Wireless (rádio).

A cidade não possui shopping center ou salas de cinema, e uma das principais atividades dos jovens é frequentar as lanhouses. Existe "uma em cada esquina", segundo afirma o gerente de redes da Sadnet, empresa escolhida pela Telebrás para oferecer a banda larga popular na cidade.

Segundo Santana, as redes sociais como o Orkut, ainda são os endereços mais visitados, e depois do filme A Rede Social, que conta a história do Facebook, muitos usuários têm migrado para esta nova plataforma.

O prefeito de Santo Antonio do Descoberto, Davi Leite da Silva (PR), se diz um entusiasta da chegada da banda larga popular à cidade. "É de fundamental importância para todas as camadas sociais, inclusive as camadas mais carentes".

Silva diz que a população mais carente acessa a internet por meio das diversas lanhouses, nos dois telecentros instalados pela prefeitura, que atendem uma média de 100 pessoas por dia, e nas escolas que possuem laboratórios de informática. "São poucos os meios de acesso", diz.

Segundo o prefeito da cidade emancipada há 29 anos, os maiores desafios são o saneamento básico e falta de estrutura. "É uma cidade que é muito jovem, mas cresce muito. Apesar de ser um pouco ofuscada pela cidade de Aguas Lindas, crescemos a níveis que geram muitos problemas sociais".

"A precariedade do serviço de saúde, é um problema sério que não conseguimos superar", diz ele ao falar sobre o hospital de pequeno porte em funcionamento e outro, de grande porte, que ainda está em construção. No entanto, ele considera a falta de recursos para a execução de obras de infraestrutura como o maior problema de Santo Antonio do Descoberto.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade