PUBLICIDADE

Dono do "Google chinês" é o mais rico da China continental

2 jul 2011 - 10h08
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Fernanda Morena
Direto de Pequim

Sinônimo de 'buscas' em quase todo o mundo, o Google não conseguiu ocupar esse posto na China - Robin Li colocou o seu Baidu neste lugar . Aos 42 anos, o especialista em engenharia da informação e dono da Baidu entrou para o rol dos maiores bilionários do mundo na 95ª posição, com uma fortuna avaliada em US$ 9,4 bilhões - ainda bem atrás do vice-líder dos ricos, Bill Gates.

Robin Li, aos 42 anos, é o homem mais rico da China continental
Robin Li, aos 42 anos, é o homem mais rico da China continental
Foto: AP

Foi a primeira vez que um empresário da China continental figurou no ranking elaborado pela revista Forbes, dos Estados Unidos. Seus conterrâneos eram sempre representados por moradores de Hong Kong e Taiwan, que teriam montado seus impérios por meio de negócios imobiliários, em sua maioria.

Li é formado em Gerência da Informação pela Universidade de Pequim, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior da China. Em 1994, ele se tornou mestre em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Nova York.

Com o diploma na mão e a criação do software utilizado até hoje na publicação online do The Wall Street Journal no currículo, o cientista embarcou para o Vale do Silício, onde trabalhou como engenheiro por três anos.

Em 2000, Li retornou ao seu país e co-fundou o Baidu, o buscador online que recebe mais de 40 milhões de acessos diários e toma conta de praticamente 80% do mercado chinês no setor, relegando ao gigante norte-americano Google uma distante segunda posição na liderança mercadológica, com pouco mais de 20% dos acessos.

A China é o único país em que o Google não domina o mercado de buscas na internet. E Robin Li tem tudo a ver com isso.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade