PUBLICIDADE

Novo termo de serviço do Yahoo! permite a leitura dos emails

11 jul 2011 - 19h41
Compartilhar

Uma mudança nos termos de serviço do serviço do email do Yahoo! vem causando polêmica pois permite que a empresa analise as mensagens enviadas e recebidas pelos usuários. A empresa justifica o escaneamento dos emails como uma forma de obter informações para fornecer publicidade direcionada.

Mudanças nos termos de serviço gera críticas sobre privacidade dos usuários
Mudanças nos termos de serviço gera críticas sobre privacidade dos usuários
Foto: Getty Images

No novo termo de serviço, o usuário "concorda em permitir que os sistemas automatizados do Yahoo! façam o escaner e analizem (sic) todo o conteúdo das comunicações em processo de envio ou recebimento, que foram enviadas ou recebidas pela sua conta (tais como, conteúdos de e-mail ou mensagens instantâneas e mensagens de SMS), incluindo conteúdo armazenado na sua conta para, sem limitação, fornecer recursos personalizados de produto e conteúdo". O termo avisa ainda que essa opção de privacidade não pode ser desativada. Além disso, ao concordar com o termo o usuário concorda que tem a obrigação de notificar usuários de outros serviços de email sobre a análise das mensagens, já que o serviço prevê o escaneamento de emails enviados e recebidos.

Segundo o site Daily Mail, a mudança nos termos provocou a ira nos defensores de privacidade. Segundo o site, a porta-voz do Consumer Watchdog, Georgina Nelson, afirma que a medida é uma violação grosseira da privacidade dos usuários e que a mudança é "absurda e irreal". Um porta-voz do Yahoo afirma que a medida também serve para detecção de spam, malware e proteção contra abusos. Segundo ele, esse escaneamento de emails já é utilizado pelos principais concorrentes do Yahoo!.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade