PUBLICIDADE

Apple é convocada para audiência sobre aplicativo "judeu"

23 set 2011 - 13h50
(atualizado às 14h24)
Compartilhar

A associação anti-racismo Licra anunciou nesta sexta-feira ter convocado a Apple a comparecer ao Tribunal de Paris no dia 6 de outubro com o objetivo de fazer a empresa americana impedir o acesso ao aplicativo controverso "Judeu ou não Judeu?" na França.

Aplicativo que classifica personalidades em função de serem ou não judias causou polêmica na França
Aplicativo que classifica personalidades em função de serem ou não judias causou polêmica na França
Foto: AP

Em um comunicado, a Liga Internacional contra o Racismo e o Anti-semitismo (Licra) lembrou que "após a comoção provocada" pela comercialização deste aplicativo, a "Apple resolveu cancelar a venda". Porém, a associação constatou que o aplicativo continua acessível para os usuários que já tinham baixado.

Através da ação judiciária, o Licra espera forçar a empresa americana "a pôr fim à manifestação ilegal gerada pelo aplicativo judeu". A audiência será realizada no dia 6 de outubro às 11h no horário local (6h de Brasília) no Tribunal de Última Instância de Paris.

Vendido por 79 centavos de euro ao mês, o aplicativo "judeu ou não judeu?" oferecia aos seus utilizadores uma lista de 3,5 mil personalidades de origem ou religião judaica. A Apple anunciou na semana passada que retirou o aplicativo da França por ser "contra a legislação local". A decisão que foi bem acolhida pelas associações anti-racistas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade