Delicious volta com novo conceito de "álbum de links"
O Delicious está de volta: o site de favoritos online foi relançado nesta terça-feira, com novo design, e após ter sido "reconstruído do zero", segundo o TechCrunch. A principal novidade é o stack (monte de coisas, em tradução livre), uma espécie "álbum de conteúdo", com característica multimídia e forte apelo visual.
Os stacks reúnem links sobre um mesmo assunto ou tema, e funcionam, segundo definição apresentada pelo Delicious em seu vídeo introdutório (disponível, em inglês, neste atalho: http://bit.ly/pJcZht), como "playlists de conteúdos da web", ou "coleções de links". O novo visual, repleto de imagens, reflete outra novidade do serviço: a possibilidade de visualizar vídeos e fotos dentro do próprio site.
Comprado do Yahoo!, em abril, pela Avos - startup fundada pelos criadores do YouTube Chad Hurley e Steve Chen -, o serviço de bookmarking retorna com poucas referências a ação de favoritar páginas. "Favoritos são, essencialmente, links, e como a palavra link soa bem, optamos por ela", dizem os novos donos do Delicious.
A lista de novidades do Delicious inclui a opção de tags com mais de uma palavra. Além disso, os botões de "fãs" e "assinar" deixam existir e dão espaço para o de "seguir", a exemplo do Twitter.
Na página de perguntas frequentes, os administradores do serviço ressaltam que as contas de antigos usuários continuam existindo, com as mesmas configurações de privacidade e as conexões com outras pessoas, entre outras características. O plugin do antigo Delicious também continua funcionando com o novo site.
Segundo o TechCrunch, as novidades anunciadas hoje seriam parte de um "plano maior" da Avos para o site de bookmarking.