PUBLICIDADE

Japoneses criam ilusões ópticas usando um iPad e um espelho

1 nov 2011 - 14h43
Compartilhar

Pesquisadores da Ochanomizu Women's University, no Japão, tornaram possível a visualização de ilusões ópticas na tela de um iPad com a ajuda de um espelho cilíndrico.

Equipe utilizou um método conhecido como anamorfose
Equipe utilizou um método conhecido como anamorfose
Foto: Reprodução / Geek

A equipe utilizou um método conhecido como anamorfose, que torna possível a visualização de imagens em 2D distorcidas, dependendo do ângulo em que se olha ou também com o auxílio de espelhos cilíndricos.

Segundo o site Gizmag, a técnica foi criada no século XVI por pintores que "escondiam" em seus quadros elementos diversos que só podiam ser visualizados de outro ângulo.

"Percebemos que a anamorfose pode ser usada para projetar dados em uma superfície tridimensional - basta posicionar esse objeto 3D sobre dados 2D. Para isso desenvolvemos um sistema interativo chamado *Anamorphicons*", afirmou a pesquidora Chihiro Suga ao site Diginfo. Por "dados", entenda-se uma imagem bidimensional distorcida.

O espelho cilíndrico possui duas canetas desenvolvidas para entrar em contato com o display do iPad. A base de alumínio do espelho e as canetas estão conectadas e assim que entram em contato com a tela, o Anamorphicons é acionado e a exibição de imagens se inicia.

De acordo com o site Ubergizmo, os pesquisadores planejam utilizar a tecnologia em sites de compras para tornar as lojas virtuais mais realistas. Um vídeo que mostra o Anamorphicons em ação pode ser conferido no YouTube pelo atalho tinyurl.com/3mohp9r.

Geek
Compartilhar
Publicidade