PUBLICIDADE

Ar-condicionado de água salgada e plástico economiza energia

8 nov 2011 - 15h14
Compartilhar

A empresa norte-americana 7AC Technologies criou um sistema de ar-condicionado que consome menos energia, utilizando água salgada e plásticos tecnológicos. A companhia afirma que seu sistema é capaz de cortar os custos com refrigeração de 50% a 75%, enquanto a economia com o aquecimento dos cômodos pode chegar 50%.

Fabricante afirma que protótipo reduz consumo em até 75% no resfriamento e até 50% no aquecimento de ambientes
Fabricante afirma que protótipo reduz consumo em até 75% no resfriamento e até 50% no aquecimento de ambientes
Foto: Divulgação

O ar-condicionado da 7AC foi projetado com uma série de placas com multicamadas de plástico, cobertas por uma membrana feita de polipropileno, licenciada pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável. O protótipo utiliza um líquido dessecante para remover a umidade do ar e fazer a refrigeração do ambiente consumindo menos energia. Assim que a água passa por cada camada das placas, uma solução com água salgada é espirrada na lâmina, atraindo o vapor d'água presente na umidade do ar.

De acordo com o CNET, a água salgada é coletada e direcionada para outra camada de placas, que irá aquecer a solução e liberar um vapor quente e úmido. Logo em seguida, a água salgada é reenviada para as lâminas de resfriamento. O sistema pode funcionar com diversas fontes de energia como gás natural, painéis solares ou até com a queima do lixo de prédios comerciais.

A 7AC Technologies está buscando investidores para seu sistema de ar de condicionado e pretende arrecadar US$ 1,3 milhão nos próximos dois meses. Na próxima primavera do hemisfério norte (lá por maio), a empresa pretende testar seu protótipo em prédios comerciais e já está trabalhando em um modelo residencial.

Geek
Compartilhar
Publicidade