PUBLICIDADE

Apple substitui iPods com problema de superaquecimento

16 nov 2011 - 19h18
Compartilhar

A Apple iniciou um programa de trocas da primeira geração do iPod nano em virtude de um sobreaquecimento que pode "se tornar um ricsco à segurança" dos usuários. Os aparelhos afetados foram vendidos entre setembro de 2005 e dezembro de 2006. Os usuários que tiverem os dispositivos comprados neste período podem requerer a troca por um aparelho novo.

Segundo a companhia, o problema foi rastreado e "descobriu-se que um único fornecedor de baterias as produzia com um defeito de fabricação". "A possibilidade de acidente é rara, mas ela aumenta à medida em que a bateria vai se tornando obsoleta", informa a Apple em nota. A empresa recomenda aos usuários da primeira geração do iPod que parem de usar o aparelho e façam o pedido de uma unidade de substituição pela Assistência Técnica Autorizada da Apple.

Estudante mostra aparelho que explodiu dentro do bolso em São Paulo no começo de outubro
Estudante mostra aparelho que explodiu dentro do bolso em São Paulo no começo de outubro
Foto: Maria Emília Garcia Cunha / Divulgação

Os iPods nano têm a parte frontal em plástico preto ou branco e a parte traseira em metal prateado. O produto substituído terá garantia de 90 dias. A lista dos endereços das assistências técnicas da Apple estão disponíveis na página de suporte da empresa, pelo atalho http://bit.ly/vFBUjK.

Acidentes
No começo de outubro, um iPod explodiu e pegou fogo no bolso de uma estudante em São Paulo. "Eu estava indo para a faculdade com o iPod no bolso da frente da calça jeans. Depois de quase meia hora de viagem, eu escutei um barulho e olhei pro lado, achando que alguém tinha estourado uma bombinha", afirmou Maria Emília Garcia Cunha, 22 anos, à época. "Quando eu vi, uma mulher estava batendo com a bolsa na minha perna para tentar apagar o fogo que saía do meu bolso", contou a jovem.

Em 2008, o Ministério do Comércio do Japão afirmou que o superaquecimento de iPods nano foi a causa de três incêndios no país. À época, o órgão disse que os incidentes podem ter sido provocado por um defeito na bateria dos aparelhos, a maioria vendidos no Japão entre setembro de 2005 e setembro de 2006.

Em outubro de 2007, o americano Danny Williams levou um susto quando viu seu iPod nano pegar fogo dentro do bolso de sua calça. Apesar do buraco na calça causado pelo aparelho em chamas durante cerca de 15 segundos, Williams disse que não se feriu porque foi protegido por uma folha de papel brilhante que também guardava no bolso junto com o aparelho. Em abril de 2007, um usuário publicou fotos de um iPod nano que teria pegado fogo enquanto carregava, na Austrália. O dono do aparelho diz que o tocador saltou da mesa e caiu no chão e ficou soltando faíscas e fumaça até ser desconectado do computador.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade