PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Na nuvem, Google Apps ameça reinado do Microsoft Office

21 nov 2011 - 09h35
(atualizado às 09h40)
Compartilhar

Para a Microsoft, os esforços de mais de quatro anos do Google de construir um serviço semelhante ao Office, só que na nuvem, não significa muita coisa. Para o gigante das buscas online, no entanto, o Google Apps é um sucesso sem precedentes, como conta o site NY Times.

Google é uma empresa americana com sede em Mountain View, na Califórnia
Google é uma empresa americana com sede em Mountain View, na Califórnia
Foto: AFP

De acordo com os executivos do Google, cada vez mais empresas de grande porte estão aderindo aos serviços na nuvem. E os motivos são os mais varidos. Para Michael O'Brien, vice-presidente da divisão de tecnologia da informação da Journal Communications, o fato de várias pessoas terem acesso a um arquivo no Docs, por exemplo - editor semelhante ao Word - , torna o trabalho mais fácil.

O'Brien, aliás, promoveu a mudança do Office para o Google Apps em mais de 400 funcionários da empresa em que trabalha. Outro ponto positivo apontado pelo empreendedor é que, ao contrário do software da Microsoft, as ferramentas do Google são mais "baratas" e "não ocupam espaço físico no computador".

O grande trunfo do Google sobre a gigante dos softwares proprietários deve ser justamente a natureza interativa que os serviços promovem em um ambiente de trabalho. "Negócios tem essencialmente a ver com pessoas e relações", disse ao site David Girouard, que chefia os negócios do Google Apps.

Para o NY Times, o ponto mais importante do Google Apps é a possibilidade de construir uma estrutura social dentro de uma companhia. "Se bem sucedido, será uma ameaça para a maior divisão da Microsoft", afirma o artigo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade