PUBLICIDADE

Físico: internet é útil para predizer o comportamento humano

22 nov 2011 - 08h03
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

A estrutura da internet e das redes digitais, organizadas a partir de nós interconectados, de forma muito similar à de qualquer outro organismo vivo, ajuda a predizer comportamentos humanos, explica um dos maiores especialistas em redes, o físico húngaro Albert-László Barabási.

O físico Albert-László Barabási é um dos maiores especialistas em teoria de redes
O físico Albert-László Barabási é um dos maiores especialistas em teoria de redes
Foto: NorthWestern University / Divulgação

Uma vez determinados os vínculos entre os diversos agentes que conformam uma estrutura em rede se podem vaticinar muitos comportamentos com altos níveis de confiabilidade, de acordo o prestigiado cientista, diretor do Centro para a Ciência de Redes na Universidade Northwestern. Nesta semana, Barabási recebeu o títutlo de doutor honoris causa pela Universidade Politécnica de Madri.

Existem redes celulares, políticas, sociais, redes geográficas e outras, e todas elas se organizam de modo parecido, a partir de nós fundamentais que sustentam a estrutura, enquanto existem outros prescindíveis, acrescenta Barabási.

O cientista contribuiu de maniera fundamental no desenvolvimento da teoria de redes para explicar fenômenos muito diversos do mundo real, combinando conhecimentos da física, matemática, a ciência da computaão e a engenharia.

Redes livres de escala

Sua principal contribuição foi a introdução do conceito de redes livres de escala e a proposta de um modelo para explicar sua emergência natural em sistemas tecnológicos, naturais e sociais.

A ciência das redes é um campo científico relativamente moderno que busca entender o funcionamento dos sistemas de redes que regem a vida dos organismos, de acordo com o especialista, cujas pesquisas analisam sob uma nova perspectiva os mecanismos em torno da estrutura da internet, as redes sociais, as redes de telefonia, a célula biolóogica ou enfermidades como o câncer.

No caso das redes sociais, explicou que é óbvio o peso diferente que certas pessoas têm na estrutura que as compõe e que se materializa em alguns nós. Assim, acrescentou, há indivíduos que têm mais contatos que outros, porque nem todos se comportam igual, mas até os menos interconectados sempre têm algum vínculo que os une ao resto.

Análise de estruturas

Segundo Bárbasi, as redes de internet estão favorecendo o conhecimento da organização das redes sociais e a análise de suas estruturas. Assim é possível antecipar, por exemplo, com altos níveis de confiabilidade, o que fará um sujeito em determinado momento, com quem se relacionará, suas prefências ou possíveis necessidades nos próximos dias.

A capacidade de planejar predições a partir do estudo das redes se extrapola a outros setores, e não se limita às interconexões na inteernet.

No âmbito da saúde a aplicação da teoria de redes sociais permite adiantar qual poderia ser a expansão de um vírus em um território ou outro, e no campo militar as diversas declarações em uma rede de pessoas propicia, por exemplo, o descobrimento de gente que está sendo procurada, como aconteceu no Iraque com Sadam Hussein.

As empresas estão conscientes do poder das ferramentas de análise de redes e, por isso, apostam cada vez mais nelas, conclui o especialista.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade