inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Nokia apresenta sete novos modelos de celular

13 de junho de 2005 10h56 atualizado às 11h19

Os modelos 6280 (E) e 6270 têm cobertura deslizante e câmera de 2 megapixel. Foto: Divulgação

Os modelos 6280 (E) e 6270 têm cobertura deslizante e câmera de 2 megapixel
Foto: Divulgação

A Nokia lançou sete novos aparelhos hoje, incluindo um modelo com tecnologia de terceira geração (3G) e três outros equipados com câmeras sofisticadas. A empresa revelou o modelo de terceira geração 6280, com cobertura deslizante e câmera de 2 megapixels, em Cingapura, um dia antes da CommunicAsia, a maior feira de tecnologia da informação e comunicações da região.

Outros produtos revelados incluem o modelo de cobertura deslizante 6270, também com câmera de 2 megapixels e o 6060, modelo dobrável padrão GSM para funções básicas de voz.

A Nokia lançou também três modelos CDMA - o sofisticado 6265, com cobertura deslizante e câmera de 2 megapixels, e dois aparelhos básicos, o 2255, em formato dobrável, e o simples 2125. Os sete modelos devem começar a ser vendidos no segundo semestre de 2005, segundo a Nokia.

O vice-presidente e gerente-geral da divisão de celulares da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, disse que a empresa estava decidida a ampliar seus negócios com aparelhos CDMA, particularmente na China e na região Ásia-Pacífico.

"As perspectivas de crescimento na frente CDMA são extremamente animadoras. O mercado CDMA deve crescer em ritmo semelhante ao de celulares em geral, e o volume mundial de aparelhos padrão CDMA deve crescer entre 10% e 15% este ano ante 2004", disse ele em uma reunião de profissionais do setor de telecomunicações.

Urpo Karjalainen, vice-presidente sênior da Nokia para Ásia-Pacífico, disse que a região deverá responder por um terço do volume total de vendas de aparelhos CDMA até o final do ano.

A empresa foi forçada a reduzir os preços de seus aparelhos em 2004, quando perdeu participação no mercado em parte devido à falta de celulares na faixa intermediária de preço e equipados com câmeras e flips.

A Nokia conseguiu fechar a maioria dos buracos em seu portfólio de produtos até o início deste ano e divulgou resultados para o primeiro trimestre que superaram todas as estimativas do mercado.

Mais de 40 modelos em 2005
Enquanto isso, na Finlândia, a porta-voz da Nokia, Arja Suominen, disse à Reuters que a companhia deve superar a meta de lançamento de 40 novos celulares este ano. "Eu tenho confiança de que nós iremos além disso", disse Suominen durante o evento anual Nokia Connection.

A porta-voz informou que a empresa já lançou 33 celulares este ano, incluindo os sete modelos revelados na segunda-feira. A Nokia deve encerrar o ano em 31 de dezembro com lucro líquido de 3,6 bilhões de euros, segundo pesquisa com 40 analistas consultados pela Reuters.

A empresa de pesquisa do mercado de tecnologia Gartner afirma que a participação da Nokia na indústria mundial de celulares subiu de 28,8% no primeiro trimestre de 2004, para 30,4% nos primeiros três meses deste ano.

A Motorola aumentou sua participação no mesmo período de 16,3 para 16,8%. Já a nipo-sueca Sony Ericsson também divulgou na segunda-feira lançamento de celulares. A empresa anunciou quatro novos modelos, entre eles um compatível com tecnologia de terceira geração.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.