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Hábito de leitura cresce nos EUA e está cada vez mais eletrônico

9 dez 2011 - 12h45
(atualizado às 13h15)
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O momento pode estar difícil para livrarias de bairro nos Estados Unidos, mas as pessoas estão lendo mais do que nunca. E as pulbicações livros eletrônicos estão atendendo aos amantes da literatura que buscam de biografias de famosos a obras de ficção.

Tela do Nook Color, e-reader da Barnes & Nobles, tem 16 milhões de cores, iluminação própria, alta definição e promete imagens claras e textos com melhor contraste
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Foto: Divulgação

"Só temos tido notícias boas este ano. Em geral, a leitura tem se tornado mais popular", afirma Chris Schluep, editor sênior da Amazon, maior vendedora de livros na Internet dos EUA. "Agora é muito fácil comprar um livro", resume.

"Vemos que o hábito da leitura tem crescido em meio à população", acredita. Em maio, a Amazon anunciou que entre 1° de abril e 19 de maio vendeu 105 livros eletrônicos para o Kindle para cada 100 livros impressos.

O livro de não-ficção mais vendido da temporada, tanto em papel quanto no formato eletrônico, é a biografia Steve Jobs, sobre o cofundador da Apple, de Walter Isaacson, lançada em outubro. Outro livro popular foi Then Again, da atriz Diane Keaton, no qual conta sua própria história vinculada aos diários de sua mãe.

Schluep afirma que 2011 foi um ótimo ano para a literatura e que vê uma tendência de aumento na quantidade de obras literários, notando fortes ofertas de romancistas conhecidos ou novatos. Ele também espera que mais pessoas publiquem seus próprios livros. "Isso é uma linha direta entre autor e leitor", opina. "O mundo editorial está mudando e eu não tenho controle sobre a direção para onde ele está indo. A tendência é que as pessoas tenham um maior controle", conclui.

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