PUBLICIDADE

Cofundador da Microsoft desenvolverá nave espacial gigante

13 dez 2011 - 18h01
(atualizado às 19h42)
Compartilhar

O cofundador da Microsoft, Paul Allen, está planejando construir anunciou nesta terça-feira que desenvolverá junto com o engenheiro e empresário Burt Rutan uma nave em forma de avião gigante com capacidade para realizar voos tripulados e de carga ao espaço.

Paul Allen quer que aeronave faça primeira viagem até 2016
Paul Allen quer que aeronave faça primeira viagem até 2016
Foto: Getty Images

Allen, 58 anos, espera que sua nova empresa - batizada de Stratolaunch Systems - lance foguetes não-tripulados que podem ir de aviões transportadores a cargas governamentais e comerciais e as traga de volta. Ele espera que, por fim, as missões possam se tornar tripuladas.

Allen desenvolverá a nave em forma de avião gigante junto com o engenheiro e empresário Burt Rutan. A nave terá dimensões similares às de um campo de futebol. Allen e Rutan são os pais da nave SpaceShipOne (SS1), primeiro avião espacial de uso privado e tripulado a alcançar o espaço.

A iniciativa ocorre apenas meses após os Estados Unidos aposentarem seu programa de ônibus espaciais após 30 anos, abrindo o caminho para que empresas privadas forneçam veículos espaciais. O foguete de Allen será lançado de uma grande nave de carga movida por seis motores a jato jumbo, que serão construídos pela Scaled Composites, unidade da companhia de defesa Northrop Grumman. Já o foguete será produzido pela companhia espacial privada SpaceX, fundada por Elon Musk, o co-fundador bilionário do PayPal.

A meta é realizar o primeiro voo teste dentro de cinco anos. "Por muito tempo, sonhei em dar o próximo grande passo nos voos espaciais privados", disse Allen em comunicado. "Oferecer um sistema de entrega espacial orbital flexível."

A aeronave, que utilizará seis motores 747, terá peso bruto de mais de 500 toneladas e uma envergadura de mais 100 metros. Ela será construída nos hangares da empresa Stratolaunch, no Porto Espacial de Mojave, no estado americano do Novo México. Para pousos e decolagens, será preciso uma pista de 3,6 km.

Allen disse que este projeto será "uma solução inovadora que revolucionará as viagens espaciais". Entre os membros da diretoria desta nova empresa, estão alguns antigos funcionários da Nasa, como o ex-diretor Michael Griffin.

"Acreditamos que esta tecnologia tem o potencial de algum dia transformar em rotina os voos espaciais mediante a eliminação de muitas das limitações associadas aos foguetes lançados da Terra", declarou Griffin. le destacou que este sistema "também proporcionará a flexibilidade necessária para realizar o lançamento a partir de uma grande variedade de lugares".

Allen - listado pela revista Forbes como a 57ª pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de US$ 13,2 bilhões - é o último de uma lista de bilionários do setor de tecnologia com interesse na privatização das viagens espaciais.

Suas ambições espaciais o colocam ao lado de Musk e do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, que quer levar as pessoas ao espaço por um preço acessível.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade