Twitter é muito mais do que rede social, diz cofundador
22 jan2012 - 20h45
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
O Twitter é muito mais do que uma rede social e não tem tempo para perder com recém-chegados como o Google+, enquanto se torna cada vez mais importante como um serviço de informação e constrói seu negócio publicitário, disse o cofundador Jack Dorsey.
"Temos muito com o que nos preocupar, que é somente fortalecer o Twitter", disse Dorsey, questionado numa conferência se a nova rede social do Google pode ameaçar o microblog que ajudou a fundar.
"A rede social é apenas uma parte do que fazemos. Pensamos no Twitter como um serviço de informação", disse, descrevendo o microblog como um serviço de notícias personalizado e uma rede social.
"Você não precisa tuitar", afirmou na conferência DLD, em Munique, na Alemanha. "O principal é ficar sabendo do que está acontecendo no seu mundo, em tempo real."
Investidores aguardam ansiosamente uma flutuação de ações que pode valorizar a empresa em cerca de 8 milhões de dólares.
Os céticos dizem que o site ainda não provou que pode ganhar dinheiro. Mas Dorsey, que é presidente-executivo da empresa, disse que os anunciantes estão se mostrando dispostos a pagar para promover seus tweets, contas e tendências.
"Nosso modelo de negócio está em desenvolvimento há um bom tempo e funciona", garantiu. De acordo com estimativas da empresa de pesquisas eMarketer, a receita do Twitter no ano passado deve ter sido em torno de 140 milhões de dólares.
Dorsey disse que está montando uma nova equipe na Alemanha, onde a preocupação com a privacidade está em alta e a utilização do Twitter é relativamente baixa.
Dorsey também é o fundador e presidente da Square, uma empresa de pagamentos via telefonia móvel, que ele pretende expandir internacionalmente ainda este ano.
"Adoraríamos ir para a Europa e vamos nos empenhar muito este ano para levar a empresa para fora dos EUA. Estamos pensando na China e em toda a Ásia", declarou.
O Twitter revelou nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, os assuntos que tiveram o maior número de tweets por segundo. Em primeiro lugar, aparece o Ano Novo. Em 1º de janeiro de 2011, o assunto teve 6.939 tweets por segundo. Confira nesta galeria os tópicos com maior número de mensagens por segundo do microblog em ordem cronológica do ano de 2011
Foto: AFP
A morte do fundador da Apple, Steve Jobs, alcançou 6.046 tweets por segundo em 6 de outubro
Foto: AFP
Em 11 de março, o terremoto e tsunami no Japão alcançou 5.530 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 29 de abril, o Casamento Real, na Inglaterra, de Kate Middleton com o Príncipe Williams teve 3.966 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 2 de maio, o ataque contra Osama bin Laden alcançou 5.106 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 28 de maio, a Liga dos Campeões da UEFA teve 6.303 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 13 de junho, a final do Campeonato da NBA conseguiu 5.531 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 27 de junho, o BET Awards - prêmio da música negra nos Estados Unidos - alcançou 6.436 tweets por segundo. Uma das atrações foi a cantora Alicia Keys, que aparece na imagem acima
Foto: AFP
O torneio de beisebol americano, Home Run Derby, alcançou em 11 de julho 4.995 tweets por segundo
Foto: AFP
O Brasil sendo eliminado da Copa América alcançou, em 17 de julho, 7.166 tweets por segundo
Foto: AFP
Já o final da Copa do Mundo Feminina, que também aconteceu em 17 de julho, teve 7.196 tweets por segundo
Foto: AFP
O terremoto na Costa Leste, em 23 de agosto, alcançou 5.449 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 25 de agosto, o anúncio da renúncia de Steve Jobs alcançou 7.064 tweets por segundo
Foto: AFP
O MTV Video Music Awards - a premiação da MTV dos Estados Unidos - teve 8.868 tweets por segundo. A premiação aconteceu em 28 de agosto e contou com a presença de Britney Spears e Lady GaGa, na imagem acima
Foto: AFP
Em 20 de setembro, a execução de Troy Davis, nos Estados Unidos, alcançou 7.671 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 6 de fevereiro, a final do Campeonato de Futebol Americano teve 4.064 tweets por segundo
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.