Usuários "roubam" hashtag do McDonald's e criticam lanches
24 jan2012 - 11h08
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
O McDonald's iniciou uma campanha de marketing com tweets promovidos - que entram na timeline do usuário mesmo que ele não siga a conta - mas o resultado da ação acabou sendo diferente do esperado. A hashtag #McDStories ( "histórias do McDonald's") foi usada pelos tuiteiros para contar casos desfavoráveis à rede de lanchonetes, com experiências até escatológicas povoando as mensagens no microblog, segundo o Daily Mail.
A campanha da gigante de fast food começou na última semana e deveria durar 24 horas, segundo o diretor de mídias sociais do McDonald's, Rick Wion, ao site Paid Content. Os primeiros tweets saíram com a hashtag #MeetTheFarmers ("conheça os agricultores"), cujo objetivo era atestar a origem dos legumes frescos usados nos sanduíches. Mas depois, a conta tuitou: "'Quando você faz algo com orgulho, as pessoas sentem isso no gosto' - fornecedor de batata do McD #McDStories".
Na timeline de usuários que não seguem a rede de lanchonetes, a hashtag virou arma e passou a ser usada para contar histórias e proferir críticas. "Unha no meu BigMac uma vez", afirmou um usuário; "pedi um McDouble e algo naquela porcaria (sic) quebrou meu dente", reclamou outro. "Fui hospitalizado por intoxicação alimentar depois de comer McDonald's em 1989. Nunca mais fui lá e me tornei vegetariana", afirmou uma tuiteira. "Preferia comer minha própria diarreia", decretou outra usuária. Houve também críticas quanto à origem da carne e do frango usados na comida - "o McDonald's escalda os pintinhos vivos para fazer Nuggets", acusou uma tuiteira.
"Em cerca de uma hora, vimos que a ação não estava indo como planejamos", contou o diretor de mídias sociais do McDonald's, "estava negativo o bastante para mudarmos o rumo". Apesar dos desdobramentos inesperados, Wion não considera a campanha inteira um fracasso, e argumenta que a hashtag sobre os agricultores estimulou bons tweets e seguiu sendo usada.
O Twitter revelou nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, os assuntos que tiveram o maior número de tweets por segundo. Em primeiro lugar, aparece o Ano Novo. Em 1º de janeiro de 2011, o assunto teve 6.939 tweets por segundo. Confira nesta galeria os tópicos com maior número de mensagens por segundo do microblog em ordem cronológica do ano de 2011
Foto: AFP
A morte do fundador da Apple, Steve Jobs, alcançou 6.046 tweets por segundo em 6 de outubro
Foto: AFP
Em 11 de março, o terremoto e tsunami no Japão alcançou 5.530 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 29 de abril, o Casamento Real, na Inglaterra, de Kate Middleton com o Príncipe Williams teve 3.966 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 2 de maio, o ataque contra Osama bin Laden alcançou 5.106 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 28 de maio, a Liga dos Campeões da UEFA teve 6.303 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 13 de junho, a final do Campeonato da NBA conseguiu 5.531 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 27 de junho, o BET Awards - prêmio da música negra nos Estados Unidos - alcançou 6.436 tweets por segundo. Uma das atrações foi a cantora Alicia Keys, que aparece na imagem acima
Foto: AFP
O torneio de beisebol americano, Home Run Derby, alcançou em 11 de julho 4.995 tweets por segundo
Foto: AFP
O Brasil sendo eliminado da Copa América alcançou, em 17 de julho, 7.166 tweets por segundo
Foto: AFP
Já o final da Copa do Mundo Feminina, que também aconteceu em 17 de julho, teve 7.196 tweets por segundo
Foto: AFP
O terremoto na Costa Leste, em 23 de agosto, alcançou 5.449 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 25 de agosto, o anúncio da renúncia de Steve Jobs alcançou 7.064 tweets por segundo
Foto: AFP
O MTV Video Music Awards - a premiação da MTV dos Estados Unidos - teve 8.868 tweets por segundo. A premiação aconteceu em 28 de agosto e contou com a presença de Britney Spears e Lady GaGa, na imagem acima
Foto: AFP
Em 20 de setembro, a execução de Troy Davis, nos Estados Unidos, alcançou 7.671 tweets por segundo
Foto: AFP
Em 6 de fevereiro, a final do Campeonato de Futebol Americano teve 4.064 tweets por segundo