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Usuários "roubam" hashtag do McDonald's e criticam lanches

24 jan 2012 - 11h08
(atualizado às 11h10)
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O McDonald's iniciou uma campanha de marketing com tweets promovidos - que entram na timeline do usuário mesmo que ele não siga a conta - mas o resultado da ação acabou sendo diferente do esperado. A hashtag #McDStories ( "histórias do McDonald's") foi usada pelos tuiteiros para contar casos desfavoráveis à rede de lanchonetes, com experiências até escatológicas povoando as mensagens no microblog, segundo o Daily Mail.

Hashtag foi usada para contar histórias negativas e criticar a rede de lanchonetes
Hashtag foi usada para contar histórias negativas e criticar a rede de lanchonetes
Foto: Reprodução

A campanha da gigante de fast food começou na última semana e deveria durar 24 horas, segundo o diretor de mídias sociais do McDonald's, Rick Wion, ao site Paid Content. Os primeiros tweets saíram com a hashtag #MeetTheFarmers ("conheça os agricultores"), cujo objetivo era atestar a origem dos legumes frescos usados nos sanduíches. Mas depois, a conta tuitou: "'Quando você faz algo com orgulho, as pessoas sentem isso no gosto' - fornecedor de batata do McD #McDStories".

Na timeline de usuários que não seguem a rede de lanchonetes, a hashtag virou arma e passou a ser usada para contar histórias e proferir críticas. "Unha no meu BigMac uma vez", afirmou um usuário; "pedi um McDouble e algo naquela porcaria (sic) quebrou meu dente", reclamou outro. "Fui hospitalizado por intoxicação alimentar depois de comer McDonald's em 1989. Nunca mais fui lá e me tornei vegetariana", afirmou uma tuiteira. "Preferia comer minha própria diarreia", decretou outra usuária. Houve também críticas quanto à origem da carne e do frango usados na comida - "o McDonald's escalda os pintinhos vivos para fazer Nuggets", acusou uma tuiteira.

"Em cerca de uma hora, vimos que a ação não estava indo como planejamos", contou o diretor de mídias sociais do McDonald's, "estava negativo o bastante para mudarmos o rumo". Apesar dos desdobramentos inesperados, Wion não considera a campanha inteira um fracasso, e argumenta que a hashtag sobre os agricultores estimulou bons tweets e seguiu sendo usada.

Fonte: Terra
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