PUBLICIDADE

Espanha: acusações à privacidade do Google vão a tribunal da UE

2 mar 2012 - 21h18
(atualizado às 21h19)
Compartilhar

O supremo tribunal da Espanha quer que o supremo tribunal da Europa decida se as demandas de cidadãos espanhóis para que tenham seus dados removidos da ferramenta de busca do Google são legítimas, num caso que poderia aumentar a pressão sobre o website para revisar sua política de privacidade.

Google alterou sua política de privacidade na quinta-feira
Google alterou sua política de privacidade na quinta-feira
Foto: Reprodução

O tribunal Audiencia Nacional disse que havia pedido ao Tribunal Europeu de Justiça (ECJ) para esclarecer se o Google deveria remover os dados do banco de dados de sua ferramenta de busca e agregador de notícias mesmo quando ele não é responsável por produzir o conteúdo no resultado de suas buscas.

A autoridade de proteção de dados de Madri recebeu mais de 100 requisições de cidadãos espanhóis para que seus dados fossem removidos dos resultados das buscas do Google.

Entre os casos está o de um homem espanhol que reclamou ao regulador nacional sobre um aviso prévio do confisco de sua casa por não pagamento de previdência social que continuamente aparecia no agregador de notícias Google News. Em outro caso, um cirurgião plástico quer se livrar de referências arquivadas de uma operação mal-sucedida.

Os juízes espanhóis também indagaram o ECJ se os pleiteantes precisam levar suas reclamações à Califórnia, onde é sediado o Google e onde a empresa disse que quer responder às acusações.

A transferência do caso ao ECJ marca o primeiro inquérito formal em que pessoas podem requisitar que seus dados sejam excluídos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade