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Cielo faz parceria para reduzir em 90% as fraudes online

20 mar 2012 - 17h53
(atualizado às 17h54)
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A Cielo anunciou nesta terça-feira uma parceria com a empresa de segurança CyberSource com a qual pretende reduzir em cerca de 90% o número de fraudes nas operações de comércio eletrônico. Segundo a Cielo, maior empresa de meios de pagamento do Brasil, o acordo permitirá ofertar a lojistas conveniados uma solução capaz de detectar tentativas de fraude em tempo real, em operações com cartões de crédito e de débito pela internet.

CyberSource, uma subsidiária da Visa, transações online vão passar por 260 verificações antes de serem aprovadas
CyberSource, uma subsidiária da Visa, transações online vão passar por 260 verificações antes de serem aprovadas
Foto: Getty Images

O mecanismo consiste em submeter o pedido de aprovação das compras a mais de 260 provas, processo que leva menos de dois segundos, de acordo com a CyberSource, uma subsidiária da Visa. Uma das ferramentas permite descobrir o endereço IP do computador por meio do qual a compra está sendo feita e um histórico das transações feitas pelo equipamento com lojistas. De acordo com a pontuação de risco resultante da análise, a compra pode ser rejeitada.

"Para o e-commerce, é uma evolução semelhante à implantação do chip nos cartões, substituindo as tarjas magnéticas", disse a jornalistas o vice-presidente executivo de produtos da Cielo, Eduardo Chedid. Em 2011, a Cielo capturou mais de 80 milhões de transações em lojas virtuais, o que representou cerca de 7% do total de pagamentos intermediados pela empresa, ou o equivalente a R$ 28 bilhões.

Cerca de 0,75% das transações foram alvos de fraudes, segundo Chedid. Nas transações processadas com o uso físico do cartão o percentual de fraudes cai para 0,04%.

A Cielo não quis comentar qual o valor do investimento empregado com o uso da tecnologia, mas admitiu que prevê ganhos operacionais, devido à economia esperada com menos despesas por fraudes. Esse benefício, no entanto, depende da velocidade que os lojistas clientes da Cielo também invistam para utilizar a ferramenta. O argumento para tentar convencê-los a adotá-la é de que eles também terão redução de custos.

"Quando os vendedores reduzem as fraudes, o volume de vendas eletrônicas aumenta", disse a jornalistas o presidente da Cielo, Rômulo Dias. "É dinheiro na veia para os lojistas", acrescentou.

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