Nokia registra patente de tatuagem que vibra com ligação recebida
20 mar2012 - 19h13
Compartilhar
A nova patente registrada pela Nokia é a solução definitiva para quem nunca consegue saber se o celular está tocando ou não. A companhia finlandesa registrou a ideia de ¿um material aplicável à pele, capaz de detectar campos magnéticos e transmitir um estímulo perceptível relacionado à presença desses campos¿ ¿ em resumo, uma tatuagem que vibra quando um aparelho recebe uma ligação.
A ideia por trás da patente tem como base os diferentes tipos de toques podem ser atribuídos à lista de contato de um aparelho celular. A diferença fica por conta de que, no futuro, a cada pessoa seria atribuído um campo magnético diferente: enquanto um contato de um amigo poderia gerar uma vibração relaxante, seria possível atribuir a ligação de alguém indesejado a uma vibração mais intensa e irritante, por exemplo.
A tecnologia foi um setor que puxou a economia mundial em 2011, mas o ano não ficou livre de erros e decepções que mostraram que gigantes como Sony, Amazon Apple e Google não podem dormir em serviço. Confira a lista das dez maiores decepções tecnológicas do ano, segundo a agência EFE
Foto: Reprodução
Google+: A inovadora forma de organizar contatos em círculos que o Google propõe desde o fim de junho não conseguiu convencer os internautas a desembarcarem no serviço. O Google não se rende, e continua incorporando novas funções, como um editor de imagens e páginas mais atrativas para empresas, para adicionar novos usuários aos 50 milhões já registrados
Foto: Reprodução
O terrível ano da RIM: A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, teve que lidar com um apagão que deixou milhões de usuários sem serviço em outubro, assistiu à perda de sua participação no mercado para o iPhone e dispositivos Android e ainda teve que atrasar para 2012 o lançamento de seu novo sistema operacional
Foto: Reprodução
Timeline do Facebook: O novo design do perfil do Facebook - que gera uma linha do tempo, uma "biografia" que mostra toda a vida do usuário - não foi considerado apenas um desafio para os internautas menos experientes em novas tecnologias, mas também foi considerado por muitos uma tentativa da rede para obter novos dados dos seus 800 milhões de usuários e atrair novas marcas
Foto: Reprodução
Ataque a PlayStation Network - Em abril, a página de serviços online da Sony sofreu uma "interferência ilegal" nas mãos de hackers que expôs a vulnerabilidade dos dados que os usuários compartilham na rede
Foto: Reprodução
Ameaça do Anonymous ao Facebook: No início de agosto, um grupo de hackers que se disse integrante do Anonymous divulgou um vídeo ameaçando "aniquilar" com o Facebook em 5 de novembro. A ameaça foi uma mera brincadeira
Foto: AFP
Kindle Fire: A Amazon se lançou no mercado de tablets dominado pela Apple com um aparelho de baixo custo que, apesar das vendas milionárias, tem atraído críticas por apresentar problemas de desempenho e na tela de toque. Para resolver as falhas, a Amazon teve que atualizar o software
Foto: Divulgação
TouchPad: Um mês depois do seu lançamento, em julho, a HP desistiu da sua grande aposta do ano, o tablet TouchPad, por causa das críticas e das vendas fracas. A companhia americana decidiu também se concentrar no mercado de softwares em vez do negócio de computadores
Foto: Divulgação
Sem notícias do iPhone 5: Os fãs da Apple que esperavam em outubro um iPhone totalmente novo tiveram que se contentar com o iPhone 4S, que trouxe o mesmo design do antecessor mas melhora em seu software e hardware e incluiu o assistente de voz Siri. Mesmo com a decepção, o dispositivo bateu recorde de vendas no seu primeiro fim de semana no mercado
Foto: Divulgação
Guerra de patentes, luta de poder: Apple e Samsung, uma vez aliados e agora competidores diretos no mercado de dispositivos móveis, estabeleceram uma guerra incansável pelos tribunais do mundo, onde se acusaram mutuamente de violação de propriedade intelectual com o objetivo de impedir a venda dos produtos dos adversários
Foto: AFP
Nintendo 3DS: A tela do console portátil da Nintendo prometeu um efeito 3D sem necessidade de óculos, mas o Nintendo 3DS teve de lidar com queixas de usuários que reclamaram de tonturas e náuseas depois de jogar. As críticas vieram também pelo escasso número de títulos no catálogo do aparelho, como os clássicos Mário e Zelda