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Symantec eleva aposta no Brasil e observa alta da receita

22 mar 2012 - 19h26
(atualizado às 19h42)
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A produtora de softwares para segurança e gestão de informação Symantec está reforçando sua aposta no mercado brasileiro, em um momento em que o fluxo de dados gerado por empresas e organizações governamentais dispara junto com ameaças a sistemas de informações.

Empresa de segurança digital registrou US$ 100 milhões em receita no ano passado
Empresa de segurança digital registrou US$ 100 milhões em receita no ano passado
Foto: Divulgação

A companhia estima crescimento de dois dígitos no faturamento no Brasil em 2012 e nos anos seguintes, após ter registrado receitas de cerca de US$ 100 milhões no país em 2011, afirmou nesta quinta-feira o vice-presidente sênior para as Américas da Symantec Corporation, Rich Spring, em entrevista à Reuters.

"O Brasil é um dos principais mercados em crescimento para nós hoje e o principal da América Latina. Continuamos a investir pesado em oportunidades nos setores de telecomunicações, serviços financeiros, saúde e centros de processamento de dados", disse Spring, citando ainda a área governamental.

Segundo ele, em 2011, 78% das grandes empresas do país teve algum problema de segurança em seus sistemas de informação, num crescimento de 8% a 9% sobre o registrado em 2010. Além disso, 74% dos emails que circularam pelo país se trataram de spam.

"Há muito investimento ocorrendo no Brasil. Por exemplo, no setor de infraestrutura, o investimento que precisa ser feito é o mesmo que precisa ser feito em termos de tecnologia", afirmou Spring, citando a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "As corporações estão lidando com uma explosão de dados que precisam ser protegidos em um momento em que 67% delas estão movendo aplicações para dispositivos móveis (como celulares)."

Uma das apostas da companhia, que mantém sete escritórios no Brasil, é ampliar a gama de parcerias com fornecedores de serviços - como operadoras de telefonia e centros de processamento de dados como a mineira Ativas, e também produtos oferecidos no país, o que inclui equipamentos para funções como backup de dados de empresas, cujos preços começam em US$ 15 mil.

Segundo ele, na área de equipamentos a empresa está avaliando "oportunidades" de desenvolvimentos de negócios no Brasil, incluindo possibilidade de produção local. A área, nos Estados Unidos, apresenta taxas de crescimento anual de vendas de 50% a 70%, nível que pode ser atingido também no Brasil, disse Spring. Atualmente os equipamentos são produzidos nos EUA.

Eventuais aquisições de empresas no Brasil também não estão descartadas, comentou o executivo, citando que o objetivo é melhorar o portfólio de produtos e tecnologias do grupo na área de soluções. "A Symantec é uma empresa muito aquisitiva. Estamos sempre olhando para aquisições e temos olhado para o mercado brasileiro especificamente também, porque acreditamos que é um mercado fantástico para a Symantec", afirma.

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