PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Windows 8 está preparado para telas Retina de super-resolução

22 mar 2012 - 19h32
Compartilhar

A tela Retina Display é um dos grandes atrativos do novo iPad, e na verdade a tecnologia vem sendo cobiçada pela maioria das fabricantes de eletrônicos para atrair os consumidores da geração pós-HD. A Microsoft é uma das empresas que observa a tendência de adoção dos componentes com densidade de pixels para super-resolução das imagens, genericamente chamadas de 'Retina', e diz que o Windows 8 está preparado para rodar em dispositivos com elas, segundo o TechCrunch.

Microsoft lançou a versão Consumer Preview do Windows 8 em março
Microsoft lançou a versão Consumer Preview do Windows 8 em março
Foto: AP

Segundo um post no blog Building Windows 8, que registra o processo de desenvolvimento do sistema operacional, os analistas de Redmond pesquisaram a gama de resoluções e tamanhos de telas que devem dominar o mercado nos próximos anos, e conseguiram identificar uma espécie de tamanho ideal para os elementos em displays padrão (1366 x 768), HD (1920 x 1080) e quad-XGA (2560 x 1440). Assim, os botões não ficam nem muito grandes nem pequenos demais para serem acionados com o toque de um dedo.

Textos e botões seriam escalonados a partir do tamanho padrão, tomado como 100%, segundo que o HD seguiria a proporção de 140% e o quad-XGA, 180%. Não fica muito claro no post da Microsoft, segundo o TechCrunch, porque a opção não foi por tamanhos 50% e 100% maiores.

O autor do texto no blog de Redmond, o membro do time de usabilidade David Washington, admite que as telas de alta densidade de pixels deixam alguns elementos da interface "cada vez mais penosos", e cita como exemplos os menus pull-down (quando as opções aparecem uma abaixo da outra, ao clicar ou passar o mouse) e as pequenas caixas de busca. No futuro, deixa a entender, novos gestos e elementos visuais deverão ser criados para lidar com a questão.

O post de Washington traz, por fim, uma boa notícias aos desenvolvedores com intenção de criar apps para o Windows 8. O sistema tem suporte nativo a arquivos SVG, usados para que programadores ajustem seus aplicativos para se adaptarem a diferentes tamanhos de tela.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade