PUBLICIDADE

Samsung aposta em Wi-Fi para eletros e eletrônicos em 2012

26 mar 2012 - 19h19
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Na abertura do Samsung Latin Forum 2012, realizado em Lima, no Peru, a partir desta segunda-feira, executivos da sul-coreana para a América Latina apresentaram o portfólio de produtos da companhia para 2012 e falaram sobre as metas do ano. Quem esperava ênfase nos smartphones e tablets deparou com uma apresentação focada na conectividade dos produtos, e o estrelato do dia ficou para as novas televisões inteligentes.

Fábio Váscones fala sobre câmeras e conectividade em evento da Samsung em Lima
Fábio Váscones fala sobre câmeras e conectividade em evento da Samsung em Lima
Foto: Déborah Salves / Terra

Apresentadas pelo gerente sênior de Áudio e Vídeo do Peru, Alexandre Urbano, as TVs série 8000 e 7000 evidenciam o foco da Samsung no mercado premium. Os modelos que chegam às lojas em 2012 terão três grandes atrativos smart: interação, inovação e conteúdo. A interação está na capacidade de manejear a TV a partir de reconhecimento facial, movimentos e de voz, com comandos em 30 línguas, entre elas o português. A evolução vem na forma do "Kit Evolution", que permite atualizar, a partir de 2013, hardware e software das televisões.

O conteúdo ganha aplicativos nativos para compatilhamento de fotos, vídeo e mensagens entre membros da família, além do sistema AllShare Play. Evolução do antecessor AllShare, o Play permite acesso e compartilhamento entre smartphones, tablets, computadores, televisores e outros dispositivos da marca Samsung.

O presidente e CEO da Samsung para a América Latina, Daniel Yoo, reforçou que o continente é uma das áreas mais atrativas para a empresa, que tem posição de liderança na região. "Nos tornamos uma marca desejada pelos consumidores porque aprendemos a perceber suas necessidades", afirmou, usando como exemplo de adaptação para a região a oferta de conteúdo e serviços locais.

Linha branca

Acompanhando a tendência de conectividade, as novidades da linha branca da sul-coreana, apresentadas pelo gerente sênior da divisão na Colômbia, Guillermo Fernandez, trazem como principal destaque o acesso à internet via conexão Wi-Fi.

A máquina de lavar frontal Grace, com capacidade para 15 kg, é um exemplo de eletrodoméstico com o Smart Control System, que permite acompanhar os ciclos de lavagem e secagem, bem como parar e iniciar funções, além de saber quando há necessidade de limpeza de filtros ou trocas de peças, por exemplo. O modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, mas ainda não tem preço definido.

Câmeras e notebooks

As câmeras digitais não perdem em nada em termos de conexão. "Só fazer fotos ou filmar já não é suficiente, as pessoas querem compartilhar instantaneamente", afirmou o gerente sênior de Áudio e Vídeo do Peru, Fabio Váscones, ao apresentar a nova linha de dispositivos conectados, que permitem streaming de vídeos, back-up automático de fotos e compartilhamentos em redes sociais, entre outras funções. Os modelos são classificados pela empresa como "ultra conectados", porque evoluem da conexão sem fio, inaugurada no ano passado pela SH100, para a conexão Wi-Fi. As novidades incluem os modelos WB850F, com zoom de 21x, DV300F e ST200F.

Os notebooks tiveram sua hora durante o evento em Lima com a apresentação dos ultrabooks Série 9, modelos topo de linha que foram definidos por Tony Firjam, diretor da divisão de TI no Brasil, como "a vitrine". O modelo se destaca pela tela de 15 polegadas em corpo de notebook de 14 polegadas, graças à tecnologia MaxScreen. A Samsung destaca que o modelo é o primeiro da categoria da Intel a ser fabricado por uma multinacional no Brasil, e deve chegar às lojas no fim de junho, a R$ 2.999. A Série 5, também de ultrabooks, foi outro destaque do portfólio durante o fórum. Somadas, as duas categorias de computadores ultrafinos devem ajudar a sul-coreana a vender 2 milhões de laptops em 2012.

Áudio, vídeo e tablets

No segmento de áudio e vídeo, as novidades são opções em docks, com os modelos DA-E750 e DA-E670, que se conectam a dispositivos com iOS, como iPhones e iPods da Apple, e também com modelos da linha Galaxy S, da Samsung. As tecnologias Airplay e AllShare, da americana e da sul-coreana, também têm suporte. Além disso, os aparelhos se destacam pela amplificação valvulada, que combina recursos digitais e analógicos para um som de maior qualidade, segundo a fabricante. A chegada no País está prevista para o segundo semestre, e os preços ficarão em R$ 699 e R$ 999.

Os tablets oferecidos pela companhia, em especial as atualizações do Tab de 7 polegadas e o de 10 polegadas, foram citados ao lado do Tab 2.0, destacado como primeiro dispositivo do gênero com a versão mais atual do Android, a 2.0 Ice Cream Sandwich. O Galaxy Note, o "foblet" da sul-coreana, também apareceu na apresentação do vice-presidente da divisão de Telecomunicações do Peru, Teobaldo Pacion. Ele afirmou que a expectativa da Samsung, que já vendeu 2 milhões de unidades, é atingir 10 milhões de equipamentos vendidos até o final de 2012.

(A repórter viajou a convite da Samsung.)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade