PUBLICIDADE

Apple: novo vírus "matador" já atingiu 600 mil Macs no mundo

5 abr 2012 - 13h24
(atualizado às 13h30)
Compartilhar

Uma nova variação do malware Flashback para Mac OS X, BackDoor.Flashback.39, apareceu na web essa semana e, a princípio, ele explorava uma falha específica no plugin Java, da Oracle. A companhia de segurança da Rússia Dr. Web divulgou, na quarta-feira, que cerca de 600 mil computadores já foram infectados. Do total de máquinas atingidas pelo vírus, 1,8 mil estão no Brasil.

Mapa divulgado pela Dr. Web mostra "rastro de destruição" do Flashback
Mapa divulgado pela Dr. Web mostra "rastro de destruição" do Flashback
Foto: Divulgação

A fabricante Dr. Web teve acesso às estatísticas do servidor de controle do vírus. De acordo com a companhia, existem até 4 milhões de páginas com o código que instala o vírus nas máquinas. Acredita-se que este seja a maior botnet de Macs até hoje. Como mostra o mapa, a maior parte dos infectados está nos Estados Unidos: cerca de 300 mil.

Além das estatísticas, o comportamento do vírus ajudou a companhia a rastrear o problema. O Flashback sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios. Os primeiros indícios deste malware começaram a aparecer em setembro de 2011. No dia 3, a falha no Java foi corrigida pela Apple. No mesmo dia, o Mozilla anunciou que o Firefox começará a bloquear as versões inseguras, para o Windows, do plug-in Java, que adiciona recursos extras a navegadores, como o Safari, da Apple.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade