PUBLICIDADE

Cientista busca "cobaias" para testar app de controle dos sonhos

10 abr 2012 - 16h34
(atualizado às 17h54)
Compartilhar

Um psicológo britânico especializado em fenômenos paranormais está em busca de milhares de voluntários para participar de uma experiência destinada a descobrir se é possível controlar os sonhos.

Aplicativo toca música para evocar cenas prazerosas no usuários
Aplicativo toca música para evocar cenas prazerosas no usuários
Foto: Reprodução

O professor Richard Wiseman contribuiu para o desenvolvimento de um aplicativo denominado Dream:ON para iPhone, que visa a guiar os dorminhocos em seus sonhos. "Ter uma boa noite de sono e bons sonhos estimula a produtividade. É essencial para o bem estar físico e psicológico", explicou o professor da Universidade de Hertfordshire, ao norte de Londres.

Para que a experiência funcione, o smartphone deve ser colocado sobre a cama a fim de detectar o momento em que a pessoa começa a sonhar, ou seja quando o corpo está mais imóvel, explicou o psicólogo. Nesse momento, o telefone toca uma música para evocar cenas prazerosas, inspirando no sonhador, por exemplo, uma caminhada no bosque ou até mesmo uma sesta em uma praia.

O telefone emite, então, um toque doce para acordar a pessoa para que ela faça uma breve descrição de seu sonho. O professor Richard Wiseman espera que cerca de 10 mil pessoas participem da experiência por ocasião do Festival Internacional de Ciências de Edimburgo, que termina no dia 15 de abril.

O psicólogo explicou que as pessoas que sofrem de depressão sonham bem mais do que as outras e costumam ter mais pesadelos. "Talvez se seus sonhos pudessem ser melhorados, isto as ajudasse", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade