PUBLICIDADE

Apple trabalha para eliminar vírus mais agressivo contra Mac

11 abr 2012 - 18h35
Compartilhar

A Apple vem trabalhando para tentar remover dos computadores Macs um dos mais agressivos malwares que já atingiram a plataforma da companhia: o Flashfake. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, o vírus atingiu mais de 620 mil computadores em todo o mundo, 2,3 mil deles só no Brasil.

Na terça-feira, a companhia afirmou que está desenvolvendo um software para eliminar o vírus das máquinas dos usuários. Em sua página de suporte, a Apple diz que lançou uma atualização para o Java consertando a falha de segurança e que está trabalhando com provedores para desativar a rede de servidores mantidos pelos criadores do malware.

Em uma postagem em seu blog, a empresa de segurança Symantec afirma que das 600 mil máquinas infectadas inicialmente, restam hoje apenas 270 mil, e o número de infecções ativas está caindo. A companhia afirma que segue monitorando os níveis de infecção nas próximas semanas.

Detecção
A Kaspersky criou uma ferramenta online e gratuita para que os usuários possam verificar se o seu Mac foi atingido pela Malware. Pelo site www.flashbackcheck.com, o usuário pode verificar a versão do plugin Java instalado na máquina. Após informar o Hardware UUID, esse número será comparado ao banco de dados Flashfake da Kaspersky Lab para determinar se o computador foi infectado ou não.

O Flashback sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios. Os primeiros indícios deste malware começaram a aparecer em setembro de 2011. No dia 3, a falha no Java foi corrigida pela Apple. No mesmo dia, o Mozilla anunciou que o Firefox começará a bloquear as versões inseguras, para o Windows, do plug-in Java, que adiciona recursos extras a navegadores, como o Safari, da Apple.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade