PUBLICIDADE

Plataforma em HTML 5 transforma celular básico em smartphone

19 abr 2012 - 13h27
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

A Mozilla e a Telefônica Digital anunciaram nesta quinta-feira, em São Paulo, uma parceria para criar uma plataforma de desenvolvimento para celulares com base em HTML5, ou seja, em internet aberta. O sistema operacional permitirá usar as funcionalidades de um smartphone em um aparelho comum, diminuindo custos.

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, e Pablo Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefonica Digital, apresentaram nova plataforma
Gary Kovacs, CEO da Mozilla, e Pablo Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefonica Digital, apresentaram nova plataforma
Foto: Hermano Freitas / Terra

ZTOP: Em vídeo, veja demonstração do Boot to Gecko rodando em um protótipo

Gary Kovacs, CEO da Mozilla - criadora do navegador Firefox e uma das pioneiras em produtos de código aberto -, disse que o chamado Open Web Device representa uma evolução sobre os apps, atualmente vendidos em lojas online. Além disso, em função do código aberto, qualquer desenvolvedor pode fazer alterações e criar sua própria versão de um aplicativo. "Queremos dar ao usuário o controle sobre a plataforma", disse Kovacs.

A expectativa é de que o produto seja lançado até o final do ano e chegue ao usuário final no começo de 2013. Segundo o diretor do Centro de Inovação da Telefônica Digital, Pablo Larrieux, o custo final para o usuário deve equivaler ao de um telefone celular padrão, com todas as funcionalidades de um smartphone. "Vamos trazer a experiência de um Android a um número muito maior de usuários, o que significa inclusão digital", afirmou Larrieux.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade