PUBLICIDADE

Película à prova d'água pode impedir celular de "se afogar"

19 abr 2012 - 20h45
Compartilhar

Uma empresa japonesa está desenvolvendo um revestimento para tornar placas de circuito à prova d'água. Segundo o Diginfo.tv, O objetivo principal da Daikin Industries é usar o material em componentes de telefones móveis.

Revestimento desenvolvido por indústria japonesa tem no máximo um milésimo de milímetro de espessura
Revestimento desenvolvido por indústria japonesa tem no máximo um milésimo de milímetro de espessura
Foto: youtube.com/Diginfonews / Reprodução

"A ideia não é atingir 100% de proteção, mas aumentar os padrões de resistência (dos circuitos) à água", afirma Koji Kubota, do centro de Pesquisa e Desenvolvimento em química da indústria japonesa. "Sugerimos usar o revestimento para diminuir os riscos de um celular estragar se eventualmente cair na água", continua.

O revestimento leva cerca de um minuto para secar, e se solidifica como uma camada de 0,1 a 1 micron (um milésimo de milímetro) de espessura sobre a superfície em que foi aplicado. A vantagem, explica Kubota, é que por ser muito fino - muito mais do que outros produtos do gênero, diz - ele pode ser aplicado em locais como, por exemplo, a entrada de fone de ouvido do celular. No vídeo da Diginfo.tv, o produto é demonstrado em uma peneira.

A composição química é obtida com a dissolução de um fluoropolímero em um solvente fluorado. "O fluoropolímero é não inflamável e não tóxico", acrescenta Kubota. O solvente seria, de acordo com o pesquisador, o que possibilita a obtenção de um revestimento que não agride o meio ambiente.

De acordo com Kubota, a Daikin trabalha para que o produto seja comercializado ainda este ano, em dezembro.

Fonte: Télam Télam
Compartilhar
Publicidade