PUBLICIDADE

Polícia de Dubai fecha mais contas no Facebook e Twitter

21 mai 2012 - 13h15
(atualizado às 13h20)
Compartilhar

Pelo menos 15 contas no Facebook ou Twitter dos Emirados Árabes Unidos foram fechadas este ano a pedido da polícia de Dubai, o que contabiliza o dobro de casos de "crimes eletrônicos" em comparação aos que aconteceram entre 2010 e 2011. Foi o que informou o site The Next Web, citando informações do site árabe The National.

A Time divulgou nesta quarta-fera a lista das 100 pessoas mais influentes do ano. Entre políticos e grandes executivos, um blogueiro, um pioneiro da internet e até mesmo o coletivo hacker Anonymous estão na lista. Veja na galeria os nomes da tecnologia que se destacaram neste ano
A Time divulgou nesta quarta-fera a lista das 100 pessoas mais influentes do ano. Entre políticos e grandes executivos, um blogueiro, um pioneiro da internet e até mesmo o coletivo hacker Anonymous estão na lista. Veja na galeria os nomes da tecnologia que se destacaram neste ano
Foto: Getty Images

A polícia de Dubai solicitou fechamento das contas ao Facebook e ao Twitter, e as redes sociais as encerraram. Não foram esclarecidos detalhes dos crimes - apenas foi indicado que eram abusivos ou difamatórios, ambas situações puníveis mediante a lei dos Emirados Árabes Unidos.

"Um dos principais casos envolve hackers que invadiram e-mails e outras contas de meninas e fizeram download de fotos. Depois eles usaram as imagens para chantagear as vítimas em troca de dinheiro ou favores sexuais", informou o major Saeed Al Hairi, líder da Divisão de Crimes Eletrônicos da polícia de Dubai.

De acordo com relatórios, Facebook e Twitter concordaram em encerrar as contas depois que autoridades locais apresentaram evidências de que os usuários tinham infringido as leis do país. Pelo menos três contas foram fechadas só na semana passada.

"Não estamos preocupados com a vida privada das pessoas e não monitoramos contas rotineiramente. Nós respeitamos as liberdades pessoais", disse general Khamis Al Mazeina, explicando que a polícia local só observa contas específicas após receber denúncias, e fugindo de acusações de que estariam monitorando as mídias sociais de forma exagerada.

A polícia de Dubai é famosa por suas políticas rígidas em relação às redes sociais. O usuário do Twitter Saleh al-Dhufairi foi preso, e liberado mais tarde, por criticar as forças de segurança do país. E o Chefe da Polícia de Dubai, o tenente-general Dahi Khalfan Tamim, declarou publicamente que os usuários do Twitter que criticam o país estão sujeitos à prisão.

Embora o fechamento de contas no Twitter ou Facebook não seja nada fora do comum, acontecendo com certa frequência devido a violações dos Termos de Uso dos sites, no caso de Dubai são as leis locais que estão governando a decisão. Nem o Facebook ou o Twitter podem ser criticados por cumprir ordens da polícia.

Os Emirados Árabes têm um conjunto de leis específicas para internet e crimes eletrônicos, que proíbem, entre outras coisas, marcar pessoas em imagens no Facebook sem permissão expressa das mesmas, e de espalhar boatos via BlackBerry Messenger, SMS e outros mensageiros instantâneos.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade