PUBLICIDADE

Steve Jobs teria "enlouquecido" com mau desempenho do Siri

28 mai 2012 - 12h32
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

Em outubro do ano passado foi lançado o iPhone 4s, anunciado como o melhor iPhone até então, que incluia o aplicativo assistente de voz Siri entre seus principais recursos. Mas, segundo o site da revista Wired, o entusiasmo com o Siri diminuiu e os usuários tem levado aos tribunais sua insatisfação com os criadores da ferramenta - a exemplo do norte-americano que processou a Apple por propaganda enganosa do aplicativo.

Algumas pessoas já moveram ações judiciais contra a Apple alegando propaganda enganosa do assistente de voz Siri
Algumas pessoas já moveram ações judiciais contra a Apple alegando propaganda enganosa do assistente de voz Siri
Foto: ZTOP

"As pessoas sentem vergonha pelo Siri", disse um ex-funcionário da Apple à revista Fortune. "Steve teria ficado louco com essa questão do Siri", acrescentou. Porém, há quem questione se tal sentimento anti-Siri pode ser justificado.

"O Siri é um serviço útil quando se formulam as consultas de modo correto e se o usuário consegue entender o que o serviço é capaz de fazer. Mas muitas pessoas esperam que o Siri seja mais vigoroso do que relamente é", disse o analista da Gartner, Brian Blau, à Wired. "Para esses tipos de assistentes de voz é realmente necessário que haja uma certa instrução por parte do consumidor", opinou Blau.

Mas se os consumidores se basearam na publicidade do Siri, por exemplo, a frustração pode se explicar. Algumas pessoas moveram ações judiciais contra a Apple argumentando que o aplicativo não funciona da mesma forma que foi mostrado em anúncios na Apple TV. "Muitas vezes a publicidade é aspiracional e seu objetivo é obter envolvimento do consumidor", falou Blau. "Mas talvez a Apple tenha passado do ponto neste caso", acrescentou.

Já os advogados da Apple alegam que as reclamações dos usuários são incompletas, vagas e "altamente individualizadas".

Também é importante notar que o Siri continua como uma versão beta e, segundo o analista da Gartner, Michael Gartenberg, "é claro que vão haver experiências diferentes ente os usuários".

No entanto, o Siri já foi lançado há mais de seis meses e ainda não disponibilizou maiores updates para sua performance - e ajustes e acréscimos ocasionais são esperados quando se usa um serviço beta.

Os analistas da Gartner, Blau e Gartenberg,esperam que a Apple melhore o aplicativo através de atualizações, mas ainda não há previsões quanto a isso. "Eu acho que a Apple está guardando para o iOS 6", disse o desenvolvedor e hacker do Siri, Pete Lamonica. "Não é do tipo da empresa apresentar novas funcionalidades no período entre grandes lançamentos de sistema operacional, mesmo que eles tenham condições de fazê-lo", observou.

Concorrentes, como a Samsung, já estão começando a emular o assistente de voz da Apple, e se a empresa não disponibilizar melhorias logo, o Siri pode perder ainda mais do seu brilho.

Não se sabe se Steve Jobs teria "enlouquecido" por causa do Siri, mas a Wired aposta que ele estaria no mínimo incomodado com a atual situação do Siri.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade