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Google: busca por produtos será influenciada por anunciantes

31 mai 2012 - 16h55
(atualizado às 18h45)
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O Google revelou nesta quinta-feira grandes mudanças em seu negócio de vendas online, que provavelmente se mostrarão controversas no segmento de comércio eletrônico.

A partir de setembro, os resultados de buscas por produtos para usuários nos Estados Unidos serão influenciados pelo valor pago por vendedores e anunciantes, disse um executivo da empresa. Antes, os resultados eram exibidos principalmente por relevância, e o programa era gratuito.

A companhia também irá renomear o serviço, atualmente chamado Google Product Search, para Google Shopping. "Estamos começando a transição do Google Product Search nos EUA para um modelo puramente comercial", disse o vice-presidente de administração de produtos do Google Shopping, Sameer Samat. "Isso concederá a vendedores maior controle sobre a posição em que seus produtos aparecem no Google Shopping".

O Google está presente no setor de listagem e busca de produtos há cerca de uma década. Durante esse período, a empresa forneceu a vendedores acesso gratuito a compradores.

O Google lucrava por meio da exibição de anúncios pagos de produtos junto às listagens orgânicas, ou gratuitas, de outros produtos, de acordo com o presidente-executivo da Mercent, Eric Best. A Mercent ajuda vendedores a disponibilizar seus produtos por meio do Google e de outros sites de comércio online, como Amazon.com e eBay. "Hoje, esse modelo desaparece", disse Best. "É um grande acontecimento".

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