Ações da TomTom saltam 15% após acordo com Apple para mapas
12 jun2012 - 09h30
(atualizado às 10h52)
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A fabricante de sistemas de navegação para veículos TomTom acertou um acordo para licenciar seus mapas para a Apple, buscando atender à demanda por software barato ou gratuito de navegação para smartphones e tablets. O acordo fazia as ações da companhia holandesa, que acumularam desvalorização de 40% no ano passado, saltarem 15% nesta terça-feira.
Na segunda-feira, a Apple revelou seu próprio serviço de mapas para dispositivos móveis e anunciou melhorias no mecanismo do assistente de voz Siri, engrossando a rivalidade contra o Google.
"O acordo entre a TomTom e a Apple é um grande impulso para a TomTom dadas as ambições da empresa... e a força da marca da Apple e sua enorme e crescente base instalada", disse a SNS Securities em relatório.
Entretanto, a SNS informou que é difícil definir um valor para o acordo para a TomTom já que a companhia holandesa vai depender grandemente de receita de publicidade e de alguma possível taxa nominal por mapa.
A TomTom não informou detalhes sobre o acordo com a Apple. A companhia enfrenta intensa competição sobre o mercado de dispositivos pessoais de navegação, em um momento em que os usuários optam cada vez mais por softwares baratos ou gratuitos, bem como por dispositivos como celulares inteligentes ou computadores tablet.
A TomTom afirma que cobre mais de 200 países e territórios e que seus mapas cobrem mais de 35 milhões de quilômetros no mundo.
A Apple demonstrou na segunda-feira novidades na sexta versão plataforma móvel, o iOS. Com o iOS 6, a Apple mostrou que está investindo em mapas para abandonar o Google Maps e aprimorando as buscas do Siri, seu assistente pessoal de voz, além de outras funcionalidades que podem deixar o Google de cabelo em pé. Veja na galeria alguns recursos da Apple selecionados pelo Business Insider que mostram a guerra entre as duas empresas
Foto: AFP
Busca local - A Apple está entrando no negócio de busca local com seu novo serviço de mapas. A companhia se associou com o Yelp, grande rival do Google, para criar listas de locais no seu app de mapas, que chega com o iOS 6. Esse serviço é uma grande arma do Google na publicidade móvel
Foto: Reuters
A busca do Siri - A Apple adicionou novos truques ao Siri: resposta para estatísticas esportivas e respostas de jogos e reserva de restaurante. Esse último representa um risco para o Google, já que pode representar um começo de motor de busca da empresa de Cupertino
Foto: Divulgação
Passbook - A Apple anunciou também o Passbook, uma "caderneta" que reúne no mesmo local ingressos de shows e cartões de embarque com atualizações online, o que pode representar o futuro do pagamento móvel. É um risco para o Google Wallet, sistema de pagamento da gigante da internet que ainda não decolou.
Foto: Divulgação
Aplicativos - A explosão de aplicativos fechados da Apple está tornando a web irrevelante. O Google, que domina o mercado de busca, não consegue indexar as informações dentro desses apps para jogar no seu buscador
Foto: Divulgação
Integração com o Facebook - A Apple também anunciou uma maior integração com o Facebook, também no iOS quanto no OS X Mountain Lion. Isso não tem um impacto direto no Google agora, mas essa união pode causar dor de cabeça no futuro, já que não é um um cenário favorável ver dois dos seus maiores competidores trabalhando juntos
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