PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

EUA têm supercomputador mais rápido do mundo após 2 anos

18 jun 2012 - 10h17
(atualizado às 11h00)
Compartilhar

Os Estados Unidos conseguiram liderar a lista dos supercomputadores mais potentes do mundo pela primeira vez desde junho de 2010, quando foram derrotados pela China. A lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo mostram o Sequoia, da IBM, na primeira posição. A máquina está instalada no Laborátório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, e desbancou o japonês K Computer, da Fujitsu. O Brasil tem dois computadores entre os 500.

Sequoia, da IBM, tem capacidade de fazer 20 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo
Sequoia, da IBM, tem capacidade de fazer 20 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo
Foto: Divulgação

De acordo com a BBC, o Sequoia usado em simulações para ajudar a prolongar a vida útil de armas nucleares, evitando a necessidade de testes subterrâneos reais. O computador é capaz de calcular em uma hora o que 6,7 bilhões de pessoas usando calculadoras de mão levariam 320 anos para fazer trabalhando sem parar.

O Sequoia é 1,55 vezes mais rápido que o modelo da Fujitsu, e usa mais de 1,5 milhões de processadores. Em comparação com o modelo japonês, a máquina da IBM tem menos da metade de CPUs. O supercomputador da IBM também é mais eficiente energeticamente do que o segundo colocado. O Sequoia consome 7,9 megawatts, enquanto o japonês Computer K consome 12,6 megawatts.

Apesar de ter garantido a liderança na lista pela primeira vez em mais de dois anos, os Estados Unidos têm apenas três supercomputadores entre as 10 mais potentes da lista. O levantamento anterior, feito em novembro do ano passado, tinha cinco máquinas americanas. China e Alemanha têm dois supercomputadores entre os 10 mais, enquanto o Japão, França e Itália têm um, completando a lista.

O Brasil tem dois supercomputadores na lista. A máquina mais potente do País aparece na 68ª posição e está instalada na Petrobras. O Grifo04 tem capacidade para processar 1 petaflop, ou 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo. O computador teve um custo de R$ 15 milhões.

Além disso, o supercomputador Tupã, usado para prever situações climáticas no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC, aparece na 79ª posição. O supercomputador era o único brasileiro na última lista, quando ocupava a 49ª colocação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade