PUBLICIDADE

Apple terá que indenizar Samsung por violação de patente

20 jun 2012 - 12h31
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

Um tribunal de Haia, na Holanda, condenou a Apple a pagar indenização à Samsung devido à violação de patente cometida no aís, informou o site do The Guardian. Esta foi a mais recente reviravolta na batalha jurídica global travada pelas fabricantes rivais.

A corte em questão determinou que a Apple violou patente usada pela Samsung, utilizando-a em alguns smartphones e tablets para realizar conexões com a internet, e apontou que os danos devem ser baseados nas vendas de determinados modelos da marca norte-americana na Holanda. O decreto se aplica aos iPhones 3G, 3Gs e 4, e aos iPads 1 e 2, vendidos a partir de 4 de agosto de 2010, data a partir da qual, segundo o tribunal, a Apple já poderia ter conhecimento de estar violando patentes da concorrente.

Outras três violações reclamadas pela Samsung foram rejeitadas pela corte.

Uma porta-voz da companhia coreana disse não saber se a decisão teve consequências internacionais, nem a quantia que a empresa pedirá pela violação. A Apple ainda não se manifestou sobre a decisão da corte holandesa.

Ao longo dos últimos anos, as duas empresas tem se processado mutuamente, em vários países, na sua competição global por mais consumidores no crescente mercado dos tablets e smartphones.

A Apple acusa a Samsung de copiar descaradamente o iPhone e o iPad em produtos concorrentes que rodam o sistema operacional Android, enquanto a Samsung acusa a empresa norte-americana de infringir suas patentes.

Trata-se de uma relação complexa: enquanto a Samsung cria produtos que concorrem com os da Apple, ao mesmo tempo fornece componentes-chave, como alguns tipos de chips, para sua rival.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade