PUBLICIDADE

Carros sem motorista do Google podem ser proibidos na Califórnia

26 jun 2012 - 15h51
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

O estado norte-americano da Califórnia pode proibir os carros do Google sem motorista de trafegar pelas ruas de seu território. Segundo o CNet, na segunda-feira um representante do Google disse que se os legisladores da Califórnia de fato aprovarem um projeto de lei para efetivamente proibir a autonomia de carros sem motorista, veículos como os usados no Street View terão de sair de circulação.

Projeto de lei californiano quer exigir a presença de motoristas habilitados durante a operação de veículos autônomos
Projeto de lei californiano quer exigir a presença de motoristas habilitados durante a operação de veículos autônomos
Foto: Departamento de Veículos a Motor de Nevada / Divulgação

O projeto de lei em questão é de autoria do senador Alex Padilla, e visa estabelecer normas de segurança e desempenho para carros operados por computadores, e está sendo discutido pela Comissão de Transportes californiana nesta terça-feira.

A proposta exige a presença de um motorista habilitado dentro do veículo autônomo para o caso de mal funcionamento ou imprevistos técnicos, mas também descreve um processo que poderia eventualmente permitir que o Departamento de Veículos Motorizados decidisse se e quando carros autoconduzidos teriam autorização para trafegar sem a presença humana em seu interior.

De acordo com representante do Google, isso é 75% do que as empresas - como o próprio Google, sediado na Califórnia - querem alcançar. Os Estados de Nevada e Flórida já aprovaram leis similares que incluem a possibilidade de carros sem motorista e, segundo a representação do Google, a Califórnia estaria mandando a mensagem errada ao retroceder neste panorama.

Entretanto, a lei proposta aponta que mais testes operacionais deveriam ser realizados. "Uma vez que esteja garantido que estes veículos podem se autodirigir com segurança, é quase certo que uma legislação futura poderá lhes conceder autorização legal para operar sem motorista. No entanto, até então, essa garantia ainda não foi alcançada", disse o relator do projeto.

Adendos na proposta incluem o estabelecimento de padrões para testes e a exigência que as empresas que operam o este tipo de veículo divulguem todos os dados coletados para operar o carro.

Se o projeto, que foi aprovado por unanimidade no Senado no mês passado, passar na Comissão de Transportes, é mais provável que vá para o Comitê de Apropriações antes chegar à Assembleia californiana.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade