PUBLICIDADE

Serviço de 'vírus personalizado' é oferecido no Brasil

6 jul 2012 - 16h16
(atualizado às 16h43)
Compartilhar

Chegou ao Brasil uma prática bastante comum no leste europeu: serviços de criação de malware personalizados, chamados de MaaS (Malware as a Service), de acordo com informações da empresa de segurança Kaspersky Lab, que descobriu as primeiras ofertas deste tipo no País.

Vírus verde brincalhão invadiu os pavilhões do maior encontro geek do mundo
Vírus verde brincalhão invadiu os pavilhões do maior encontro geek do mundo
Foto: Fernando Borges / Terra

Um dos serviços recentemente lançados permite criar e hospedar um novo trojan customizado, mesmo não tendo experiência em programação. Para fazer a administração remota das máquinas infectadas, o usuário paga uma taxa mensal e as monitora através de uma interface gráfica.

O valor cobrado é proporcional ao número de computadores controlados pelo criminoso e varia de R$ 15 (até cinco máquinas) a R$ 90 (mais de 40 máquinas). O pagamento pode ser feito por boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta ou outros meios de pagamento eletrônico.

A prática demonstra que, além de faturar com golpes, os cibercriminosos também ganham dinheiro oferecendo seus serviços a novatos ou interessados com menos conhecimento em programação.

A empresa de segurança digital diz que já dispõe de ferramentas para barrar este tipo de vírus personalizado.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade