PUBLICIDADE

Cientistas armazenam 700 TB em 1 grama de DNA

17 ago 2012 - 17h49
(atualizado às 21h23)
Compartilhar

Pesquisadores da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram armazenar 70 bilhões de cópias de um livro - ou 700 terabytes - em um grama de DNA, noticia o site VentureBeat. O experimento aponta para a criação de um novo sistema de armazenamento de dados. Teoricamente, cerca de 4 gramas de DNA armazenariam os dados digitais criados pela humanidade em um ano, diz artigo no site da Harvard Medical School.

DNA surge como alternativa ao armazenamento de dados
DNA surge como alternativa ao armazenamento de dados
Foto: Flickr/Widdowquinn / Divulgação

Segundo o site Mashable, primeiro os cientistas converteram o conteúdo do livro em código binário. Depois, eles atribuíram a cada 0 e 1 da codificação uma base do DNA e sintetizaram o código. Na sequência, o DNA foi compactado em partes menores.

A margem de erro no processo foi de apenas 10 bits corrompidos.

Conforme o The Guardian, o DNA poderia ser o novo HD. Usando tecnologias de sequenciamento disponíveis no mercado, é relativamente simples transformar o livro novamente num formato comum, como o HTML, o que facilitaria sua popularização. Além disso, o dado gravado no DNA dura "milhares" de anos, e tem como base um código universal que deverá ser facilmente interpretado por gerações futuras, apontou o estudo.

Outra vantagem apresentada pela técnica é o espaço físico. Um grama de DNA pode armazenar 455 bilhões de gigabytes, ou mais de 100 bilhões de DVDs, revela a pesquisa.

O problema para o uso imediato da tecnologia, diz o Guardian, é o custo atual dos sistemas de sequenciamento do DNA, considerado elevado se comparado aos meios de armazenamento e leitura das informações. Ainda deve levar 10 anos para que essas ferramentas possam superar os HDs e memórias flash atuais, calcula o Guardian.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade