PUBLICIDADE

Computador é capaz de interpretar emoções e ler lábios

11 set 2012 - 16h00
(atualizado às 16h14)
Compartilhar

Um computador está sendo ensinado a interpretar emoções humanas baseado em um padrão de posicionamento de lábios, segundo pesquisa publicada no International Journal of Artificial Intelligence and Soft Computing. O sistema pode aprimorar a maneira como interagimos com computadores e até permitir que pessoas com deficiência utilizem dispositivos de comunicação eletrônicos, como sintetizadores de voz, de um jeito mais eficiente.

Máquinas reproduzem emoções humanas, no entanto, poucas são capazes de interpretá-las com precisão
Máquinas reproduzem emoções humanas, no entanto, poucas são capazes de interpretá-las com precisão
Foto: Getty Images

O sistema desenvolvido utiliza um algoritmo genético que melhora mais a cada interação de forma a coincidir as equações à detecção da forma da boca humana - e suas diferentes expressões. Foram utilizadas fotos de diversos indivíduos para treinar o computador no reconhecimento das seis emoções mais comuns ao ser humano: alegria, tristeza, medo, raiva, nojo, surpresa. Cada lábio é analisado como uma parte diferente.

"Nos últimos anos, houve um crescente interesse na interação entre humanos e máquinas, especialmente na área de reconhecimento das emoções humanas através das expressões faciais", explicou a equipe responsável pelo projeto. Pesquisas anteriores tornaram possível ao computador recriar as expressões faciais humanas digitalmente. O processo inverno - de interpretar as emoções -, porém, ainda era um problema enfrentado pelos cientistas.

Ainda em desenvolvimento, a máquina não consegue reconhecer outras partes do corpo envolvidas em um sorriso, por exemplo, e assim é incapaz de atribuir veracidade às emoções analisadas. A leitura labial do computador, em estágio mais avançado, pode ser utilizada por pessoas com dificuldades para falar, já que não se baseia na voz para funcionar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade