PUBLICIDADE

Com voz de Harrison Ford, rádio quer atrair mulheres no Facebook

14 set 2012 - 13h22
(atualizado em 31/3/2013 às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Que voz agrada mais o público feminino: a de Harrison Ford ou Homer Simpson? Em um novo projeto no Facebook voltado para elas, é possível ter os dois. Batizada de Ella FM, a rádio online lançada na semana passada é totalmente focada no site relacionamentos, sendo a primeira do tipo, garantem os criadores. A partir da próxima segunda, a Ella conta com o reforço dos dubladores dessas duas "celebridades" como chamariz.

Ella FM quer ser a primeira rádio comercial 100% no Facebook
Ella FM quer ser a primeira rádio comercial 100% no Facebook
Foto: Facebook.com / Reprodução

De um lado, Garcia Junior, dono das vozes dos atores Harrison Ford, Daniel Craig, Kevin Costner e Arnold Schwarzenegger em vários projetos dublados no Brasil, entre eles o James Bond com Craig. Ele grava a abertura do Poltrona Pink, um programa com participação de analistas e consultores sobre temas variados. Do outro, Carlos Alberto, um dos ex-dubladores de Homer Simpson, faz alguns inserts na programação.

"Nós temos amizade com ele (Garcia) e o fato de ele ter uma voz conhecida no mercado de dublagem nos levou a usar a voz dele. Fizemos algumas vinhetas características com o Homer Simpson também. Mas essas são vozes complementares", diz Vladimir Batalha, um dos sócios da Instore, agência por trás da rádio, ao Terra.

Quando saem os personagens da ficção, o próprio Batalha entra no ar, comandando a faixa "romântica" da rádio, com o programa Ella e você Donas da Noite, das 22h à 0h. "A minha voz é mais grave, por isso fiquei com a pegada mais romântica. Eu também entrei para contrastar um pouco e dar um clima", explica Batalha. No Donas da Noite, a proposta é a interatividade: "as ouvintes postam poemas e perguntas no Facebook e a gente usa isso no programa".

Na programação geral, a ação principal é feminina, não só nas vinhetas, mas em outros programas também. No elenco, entra a jornalista Adriana Sheldon, com 27 anos de experiência em rádios tradicionais do mercado brasileiro, como Jovem Pan AM e Antena 01. "Criamos uma rádio que é a cara da mulher contemporânea. Dinâmica, independente, vaidosa, atuante, feliz e com muito amor próprio. A programação reflete esse alto astral", afirma Adriana.

Pioneira no Facebook

Ser a cara das mulheres, para a Instore, é uma estratégia de negócios. Com a ambição de criar a primeira rádio comercial do Facebook, a presença feminina no site é um dos dois principais predicados do projeto. Dados da ferramenta Double Click Ad Planner, do Google, por exemplo, indicam que 51% da audiência do Facebook no Brasil é de mulheres.

A segunda razão para montar a rádio em um site de relacionamentos é econômica. Na semana de estreia, a Ella serviu streamings a 4 mil usuários diferentes, passando das mil conexões simultâneas. Foram mais de 800 curtidas, chegando a 11,7 mil pessoas que já "ouviram falar" do projeto. "Tudo pelo Facebook, sem um esforço de mídia", comemora Batalha. "Essa facilidade que se tem para criar um vínculo entre os usuários de sites de relacionamento nos atraiu. Isso é um diferencial importante, por exemplo, no que diz respeito a gastos com publicidade", completa.

Por enquanto, o modelo de negócios da Ella está em fase experimental. A Instore analisa como ganhar dinheiro com a rádio através de publicidade. "Nós estamos criando um novo modelo comercial para conseguirmos fazer tráfego pelo Facebook, mas só o tráfego, sem colocar conteúdos no site de relacionamentos", adianta Batalha.

A Ella entrou em teste operacional no final de julho com o aparato tecnológico (estúdio e equipamentos de transmissão). Durante o mês de agosto foram feitos os testes. A programação entrou no ar em 03 de setembro.

Para divulgar os programas, são criados eventos com o dia e a hora das transmissões ao vivo no Facebook. Segundo Batalha, a grade se pauta pelo universo feminino como um todo, da necessidade de ser multitarefa (mãe, dona de casa, profissional), em programas como Universo Feminino, Economia é com Ella e Estilo de vida Ella, passando pela beleza e chegando até o humor com a Hora da Empada.

Tudo para atrair o público feminino e, de quebra, masculino também. "Onde tem muita mulher reunida, interessa ao homem, e ele acaba espiando", opina Batalha. Não por acaso, um dos slogans é "Rádio para ela. Mas ele também gosta de ouvir".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade