PUBLICIDADE

Patente da Microsoft silencia celular com um tapa

18 set 2012 - 09h30
(atualizado às 09h46)
Compartilhar

A Microsoft patenteou uma tecnologia que permite aos usuários silenciar chamadas recebidas no celular dando um tapa no aparelho, em vez de procurar pelo botão de desligar às pressas.

Dar uma batida no smartphone pode ser suficiente para silenciá-lo com patente da Microsoft
Dar uma batida no smartphone pode ser suficiente para silenciá-lo com patente da Microsoft
Foto: Divulgação

Segundo o site Patentbolt.com a Microsoft argumenta no pedido que "há uma variedade de circunstâncias em que pode ser desejável controlar um dispositivo rapidamente sem ter que interagir com a interface usual. Por exemplo, é comum usuários de aparelhos móveis esquecerem de colocar os dispositivos no modo silencioso ou vibratório e o aparelho toca ou emite sons em momentos inoportunos". Para a empresa, dar um tapa no dispositivo pode ser o melhor jeito de resolver o problema.

O diagrama da patente dá algumas pistas de como a tecnologia funciona, diz o Patentbolt.com. Utilizando o acelerômetro do celular - um tipo de sensor de aceleração ou movimento - o sistema será capaz de diferenciar as mudanças de aceleração comuns ao uso do aparelho e a de uma batida.

Quando detectar uma batida, o sistema entenderá que deve diminuir o volume, ou até desativar o alto-falante. Em princípio, a tecnologia independe do tipo de interface do dispositivo - se a tela é sensível ao toque ou com botões físicos.

Toques do celular, alarmes, tons de mensagens recebidas, alertas de compromissos, sons de reinicialização do sistema operacional móvel e outros barulhos estariam na lista de ruídos silenciáveis pela tecnologia.

Além disso, diz o Patentbolt.com, valeria tudo na hora de calar o celular - tapas, palmadas, cutucadas - qualquer coisa que cause um movimento no acelerômetro.

Não há indicativos de quando a tecnologia estará no mercado.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade