PUBLICIDADE

Brasil está entre líderes do acesso à internet pelo celular

18 out 2012 - 16h58
(atualizado às 17h35)
Compartilhar

África do Sul e Brasil encabeçam a lista de países em que as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis, segundo um estudo elaborado pela empresa de consultoria tecnológica Accenture, que concluiu que no ano passado, 79,5% e 77% dos usuários de internet nos respectivos países, fizeram uso do serviço através de aparatos móveis.

No Brasil, 77% dos usuários fizeram uso da internet através de dispositivos móveis
No Brasil, 77% dos usuários fizeram uso da internet através de dispositivos móveis
Foto: Reuters

O estudo, divulgado nesta quinta, foi elaborado a partir de 17.225 enquetes de usuários de internet da Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, México, Reino Unido, Rússia, África do Sul e Suíça, conclui que 69% dos usuários nestes países acessam a internet através de dispositivos móveis. Atrás da África do Sul e do Brasil, está a Irlanda, também com 77%, seguida por Suíça e Espanha, com 76%, e Reino Unido, com 64%

Já por sexos, os homens utilizam mais dispositivos de acesso à internet do que as mulheres, com 73% contra 66%, embora em certos casos a diferença seja significativa, como na Áustria, onde 76% dos homens utilizam o serviço contra 66% das mulheres, ou mesmo na Finlândia, onde a diferença é de 20 pontos (68% de homens contra 48% de mulheres).

No conjunto de 13 países analisados no estudo, 61% dos usuários de internet acessaram a rede através de "smartphones", 37% através de "netbooks" e 22% através de "tablets", sendo que em muitos casos é possível somar o uso de vários dispositivos móveis. O estudo revela que 45% de pessoas com mais de 50 anos acessam a internet através de dispositivos móveis e assegura que 58% do total de usuários de todas as categorias de idade usa este acesso à internet para atividades pessoais, frente aos 20% que acessam por questões relacionadas ao trabalho.

Em relação aos aplicativos, o estudo da Accenture conclui que são os homens que mais baixam coisas, com 74% contra 68%, e que estes downloads são especialmente populares no México e na África do Sul. Segundo o relatório, 66% dos russos fazem download de melodias para telefone, embora também baixem aplicações informativas, da mesma forma que os usuários de dispositivos móveis na Alemanha, Áustria, França, Itália, Irlanda, Reino Unido, Suíça e África do Sul, enquanto brasileiros, espanhóis, finlandeses e mexicanos gostam mais de downloads de entretenimento.

O envio e a recepção de e-mails é o uso mais habitual dos telefones celulares, com 70% dos usuários que utilizam um programa de e-mail já instalado em seus dispositivos móveis, embora 62% também tenham dito que utilizam os aparatos móveis para enviar mensagens instantâneas. México e África do Sul são os maiores usuários deste serviço, com 82% e 83%, respectivamente, seguidos de Brasil, com 73%, e Espanha, com 70%.

O relatório revela também que 46% dos indagados realizaram transações bancárias através de dispositivos móveis, enquanto 57% baixaram e assistiram vídeos curtos e 36% acessaram a internet pela televisão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade