Executivo: as pessoas não querem ficar online, mas entrar no Facebook
19 out2012 - 20h52
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O chefe de desenvolvimento corporativo do Facebook, Vaughan Smith, disse que os internautas de mercados emergentes não querem simplesmente entrar na internet: querem utilizar o Facebook. A declaração foi feita durante a Global Mobile Internet Conference em San José, no Estado americano da Califórnia. As informações são do site AllThingsD.
"O Facebook é uma das principais razões para as pessoas usarem a internet", disse Smith. "Elas não estão dizendo que querem entrar na web nos países em desenvolvimento. Estão dizendo: 'eu quero entrar no Facebook'", afirmou o executivo.
Atentos à tendência de acesso à rede social a partir de dispositivos móveis, especialmente nos países emergentes, o Facebook está reformulando seus esforços para o desenvolvimento de produtos de maneira a se concentrar na adaptação de seus serviços em tablets, smartphones, netbooks, etc. Até agora, porém, Smith garante que esses usuários rendem menos lucro ao Facebook do que os internautas dos mercados desenvolvidos.
O Google Chrome é um exemplo de produto que não é rentável: apesar de aumentar a audiência do Google, tendo seu serviço de busca como padrão, não tem uma fonte própria de receita
Foto: AFP
Já o Gmail ganha dinheiro com publicidade, através do Google AdWords, que cria "anúncios relevantes" de acordo com o conteúdo das mensagens
Foto: Divulgação
A busca do Google tem na publicidade sua maior fonte de receita, e uma das empresas mais bem sucedidades na área de publicidade online
Foto: Divulgação
Muitos usuários reclamam dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do YouTube começarem, mas são eles que garantem a gratuidade do serviço
Foto: AFP
Apesar de ter sido comprado pelo Facebook em um negócio de US$ 1 bilhão, o Instagram é um serviço que ainda não encontrou uma forma de se tornar rentável
Foto: Divulgação
Já a rede social de negócios LinkedIn reúne diversas fontes de receita. A empresa ganha dinheiro com publicidade, com assinantes de um serviço premium e com a venda de dados. Empresas e recrutadores podem pagar para ter acesso à base de dados dos usuários do serviço
Foto: Divulgação
Além do software gratuito, que permite a troca de mensagens ou conversas por vídeo entre usuários do Skype, a empresa conta com recursos adicionais para assinantes. Além disso, a empresa cobra por ligações de Skype para telefone, no serviço de voz por IP
Foto: AFP
O Tumblr, apesar de todo crescimento e sucesso, ainda não conseguiu se tornar uma empresa rentável. O serviço de blogs gera receita através de temas premium ou pelo pagamento para inclusão de alguns Tumblrs em um diretório de blogs, mas isso ainda não dá lucro para a empresa
Foto: Divulgação
O Twitter ganha dinheiro através da publicidade. Empresas podem pagar para promover tweets ou Trending Topics na rede de microblogs
Foto: AFP
Apesar de a maioria dos usuários hospedarem seus blogs gratuitamente no WordPress, o serviço oferece hospedagem para grandes marcas, um serviço premium para que usuários tenham armazenamento adicional ou domínio personalizado, além, é claro, da publicidade
Foto: Reprodução
O Facebook recentemente começou a testar nos Estados Unidos uma nova forma de receita que permite que os usuários paguem para promover seus posts na rede social. Como a maioria dos serviços de internet não cobra dos usuários para serem usados, eles têm que criar uma forma de ganhar dinheiro. E essa a principal fonte de receita do Facebook e que o torna lucrativo: a publicidade. Veja na galeria como outras empresas fazem para gerar receita