PUBLICIDADE

Supercomputador americano pode se tornar o mais rápido do mundo

29 out 2012 - 11h39
Compartilhar

O Titan, supercomputador do Departamento de Energia dos Estados Unidos, passará por uma atualização nesta segunda-feira que pode torná-lo a máquina mais rápida do planeta, divulgou a CNN. O equipamento pode chegar aos 20 petaflops - medida equivalente a 20 quatrilhões de cálculos por segundo - e superar o supercomputador Sequoia, que desde junho detém o título de mais veloz do mundo.

Após upgrade, o Titan irá ajudar irá ajudar cientistas dos EUA em pesquisa pioneira sobre mudanças climáticas, biocombustíveis, energia nuclear, novos materiais e outros campos cruciais
Após upgrade, o Titan irá ajudar irá ajudar cientistas dos EUA em pesquisa pioneira sobre mudanças climáticas, biocombustíveis, energia nuclear, novos materiais e outros campos cruciais
Foto: Oak Ridge National Laboratory/olcf.ornl.gov / Reprodução

Após o upgrade, o Titan irá ajudar irá ajudas cientistas dos Estados Unidos em uma pesquisa pioneira sobre mudanças climáticas, biocombustíveis, energia nuclear, novos materiais e outros campos cruciais. O estudo irá ajudar os pesquisadores a criar a próxima onda de baterias de carro, etanol a base de "switchgrass" e ferramentas de previsão do tempo melhoradas - tudo a ser desenvolvido nos EUA.

Em novembro será anunciado o ranking dos 500 computadores mas rápidos do mundo. Em 2016, o Departamento de Energia irá substituir o Titan por uma nova máquina, que poderá atingir até 200 petaflops - velocidade dez vezes maior do que o atual equipamento.

O antecessor do Titan tinha 224,2 mil unidades centrais de processamento (CPUs) e foi substituído por 299 mil CPUs mais rápidas desenvolvidas pela AMD, juntamente com 18,6 mil unidades de processamento gráfico (GPUs) fabricadas pela Nvidia. A GPUs servem como aceleradores para a CPU.

"A demanda nunca vai parar", diz Steve Scott, diretor de tecnologia da NVidia. "Uma vez que estamos à beira de um exaflop" - que é um quintilhão de cálculos por segundo - "Os cientistas estarão falando sobre sua demanda por um zettaflop", apontou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade