Spam aproveita Google Docs para roubar dados de computadores
5 nov2012 - 20h56
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Um spam tenta pegar carona na popularidade e credibilidade do Google para obter dados confidenciais de usuários de computadores no Brasil. Através de um link que vai direto para um formulário criado no Google Docs, o criminosos procura obter dados de acesso à conta de e-mail com o intuito de se aproveitar das informações obtidas por meios ilícitos.
"Como o Google Docs permite criar formulários e os dados coletados podem ser enviados para um e-mail cadastrado ou gerar uma planilha, fica fácil para o criminoso pegar o que roubou e sair vendendo por aí. Orientamos aos usuários de computador, independente dos serviços de e-mail que utilizam, a não acreditar nestas mensagens que pedem atualização de dados, seja de e-mail ou de contas bancárias e de cartões de crédito", orienta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia.
Enquanto outros golpes tentam convencer o usuário a acessar uma página falsa ou abrir algum arquivo infectado com vírus, este spam aproveita o serviço do Google para tentar lesar o internauta. Com erros de português, a mensagem diz: "você pode não ser capaz de enviar ou receber novas mensagens até que você re-validar a sua caixa de correio". O aviso falso é seguido de um link para o formulário.
O Google Chrome é um exemplo de produto que não é rentável: apesar de aumentar a audiência do Google, tendo seu serviço de busca como padrão, não tem uma fonte própria de receita
Foto: AFP
Já o Gmail ganha dinheiro com publicidade, através do Google AdWords, que cria "anúncios relevantes" de acordo com o conteúdo das mensagens
Foto: Divulgação
A busca do Google tem na publicidade sua maior fonte de receita, e uma das empresas mais bem sucedidades na área de publicidade online
Foto: Divulgação
Muitos usuários reclamam dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do YouTube começarem, mas são eles que garantem a gratuidade do serviço
Foto: AFP
Apesar de ter sido comprado pelo Facebook em um negócio de US$ 1 bilhão, o Instagram é um serviço que ainda não encontrou uma forma de se tornar rentável
Foto: Divulgação
Já a rede social de negócios LinkedIn reúne diversas fontes de receita. A empresa ganha dinheiro com publicidade, com assinantes de um serviço premium e com a venda de dados. Empresas e recrutadores podem pagar para ter acesso à base de dados dos usuários do serviço
Foto: Divulgação
Além do software gratuito, que permite a troca de mensagens ou conversas por vídeo entre usuários do Skype, a empresa conta com recursos adicionais para assinantes. Além disso, a empresa cobra por ligações de Skype para telefone, no serviço de voz por IP
Foto: AFP
O Tumblr, apesar de todo crescimento e sucesso, ainda não conseguiu se tornar uma empresa rentável. O serviço de blogs gera receita através de temas premium ou pelo pagamento para inclusão de alguns Tumblrs em um diretório de blogs, mas isso ainda não dá lucro para a empresa
Foto: Divulgação
O Twitter ganha dinheiro através da publicidade. Empresas podem pagar para promover tweets ou Trending Topics na rede de microblogs
Foto: AFP
Apesar de a maioria dos usuários hospedarem seus blogs gratuitamente no WordPress, o serviço oferece hospedagem para grandes marcas, um serviço premium para que usuários tenham armazenamento adicional ou domínio personalizado, além, é claro, da publicidade
Foto: Reprodução
O Facebook recentemente começou a testar nos Estados Unidos uma nova forma de receita que permite que os usuários paguem para promover seus posts na rede social. Como a maioria dos serviços de internet não cobra dos usuários para serem usados, eles têm que criar uma forma de ganhar dinheiro. E essa a principal fonte de receita do Facebook e que o torna lucrativo: a publicidade. Veja na galeria como outras empresas fazem para gerar receita