PUBLICIDADE

Apple pode trocar Intel por chips próprios nos Macs, diz agência

6 nov 2012 - 10h26
Compartilhar

A Apple deve deixar de utilizar os chips da Intel na linha Mac de computadores para adotar uma estratégia similar a que já usa nos iPads e iPhones: chips próprios. A informação é da agência Bloomberg.

Macbooks podem rodar um chip próprio desenvolvido pela Apple
Macbooks podem rodar um chip próprio desenvolvido pela Apple
Foto: Divulgação

Infográfico: A Apple pós-Jobs: veja o que mudou com Tim Cook no comando

Infográfico: O ano sem Jobs: lembre fatos do ano sem o fundador da Apple

Conforme as fontes ouvidas pela Bloomberg, engenheiros da Apple esperam que que seus componentes sejam potentes o suficiente para rodar nos Macs algum dia, mas a mudança não deve ocorrer nos próximos anos.

Desde 2006, a Apple usa os chips Intel em seus Macbooks e iMacs. Antes dessa data, as máquinas rodavam com processadores Power PC.

Entre os motivos para a mudança está o sucesso industrial do chip próprio da Apple nos dispositivos móveis, que têm permitido à empresa desenvolver aparelhos como iPhone e iPads mais finos, menores e potentes - mesma tendência seguida na linha de computadores da fabricante.

Especialistas ouvidos pela Bloomberg indicam que, se ocorrer, o rompimento terá impacto negativo sobre a Intel, já que a Apple é uma marca ligada à inovação e novas tendências, características que a Intel também persegue. Além disso, uma vez que a Apple tenha seu chip próprio, outros devem seguir o mesmo caminho.

"A Apple é uma empresa que abre tendências e uma vez que tenham seu próprio chip muitos outros devem seguir seus passos. Se a mobilidade é mais importante do que a funcionalidade, então nós teremos um ambiente completamente diferente do visto hoje", disse Sergis Mushell, analista da Gartner.

A Apple não comentou a especulação da Bloomberg.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade