PUBLICIDADE

Bolsas de valores dos EUA podem estar vulneráveis a ataques

9 nov 2012 - 11h58
(atualizado às 15h06)
Compartilhar

Computadores da Comissão de Valores dos Estados Unidos podem estar vulneráveis a ataques, com o risco de expor informações financeiras do mercado de ações, dizem fontes próximas ao assunto ouvidas pela agência Reuters. Não surgiram, ainda, evidências de que as máquinas tenham sido invadidas.

Computadores responsáveis por guardar dados importantes de mercados estão desprotegidos, dizem fontes
Computadores responsáveis por guardar dados importantes de mercados estão desprotegidos, dizem fontes
Foto: Divulgação

Os equipamentos pertencem justamente ao setor responsável por normas de segurança que protegem os mercados de ataques e outros problemas no sistema.

Enquanto investiga o assunto, a comissão está em estado de alerta, e tem incentivado organizações a adotarem uma postura mais séria no que diz respeito a ciberataques.

As falhas de segurança nas máquinas da Divisão de Comércio e Mercados serão apresentadas em um relatório a ser divulgado pelo inspetor geral interino da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

"Desde o momento em que fomos informados, temos buscado um esclarecimento por parte da SEC para entender a extensão total do uso de equipamentos indevidamente protegidos e as informações envolvidas, bem como as ações realizadas pela SEC para garantir que haja uma solução adequada", disse Rich Adamonis, porta-voz da Bolsa de Valores de Nova York, acrescentando que está "decepcionado" com as falhas da SEC.

O Nasdaq OMX Group, que controla a segunda maior bolsa de valores dos EUA, sofreu um ataque cibernético em 2010 em seu software de colaboração para conselhos corporativos, mas seus sistemas de operação não foram afetados. Fontes próximas ao caso afirmam que a SEC se viu obrigada a investir pelo menos US$ 200 mil para que uma empresa terceirizada fizesse uma análise para garantir que nenhum dado havia sido comprometido.

Representantes da SEC se recusaram a comentar as conclusões deste relatório e um porta-voz da Nasdaq não quis falar sobre as falhas da SEC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade